Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Pedro Pereira da Silva, PSD, Aveleda, Vila do Conde

23 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Pedro Pereira da Silva, PSD, Aveleda, Vila do Conde
Opinião
0

Não é sem emoção que me candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Aveleda. Finalmente inicio um projeto de vida pessoal que há muito tempo me propunha: o de servir, melhorar e transformar Aveleda. É uma terra que sempre guardarei um carinho especial. Terra que viu a minha mãe e a minha família nascer e crescer, terra que também me viu crescer e que me educou, me ensinou e onde guardo e guardarei muitas das minhas melhores memórias vividas.
Mas é uma freguesia com muito por fazer, vários problemas por resolver e que há muito aguarda por se desenvolver. E são estes problemas, estas dificuldades, algumas já existentes desde o tempo em que a minha mãe era criança, que me fazem mover e me dão energia na missão de lutar e contribuir para uma Aveleda melhor. Em concreto, falo de problemas ao nível das infraestruturas, da falta de serviços, da falta de estradas seguras e com qualidade de circulação, de oportunidades para os mais jovens e apoio aos empreendedores e empresários da freguesia.
Este ano foi elaborada uma tese de mestrado por uma jovem aveledense que analisou a freguesia, numa ótica territorial, demográfica, urbanística e de estratégia. Esta tese não poderia ter sido mais clara acerca dos problemas e desafios que Aveleda e nós, aveledenses, enfrentamos e iremos enfrentar no futuro. O estudo elaborado é longo. Poderia passar este artigo inteiro a citá-lo.
Para além dos sérios problemas demográficos de Aveleda ressalvados, a tese conclui, entre muitas outras coisas, que o perfil dos atuais equipamentos locais revelam-se incompatíveis com uma estratégia de fixação de jovens, de atração de recursos humanos qualificados e de cuidados especializados à população mais idosa e débil. Não obstante Aveleda beneficiar de uma boa acessibilidade devido à proximidade à A28, A41 e N13, a tese também conclui que a grande maioria da rede viária própria da freguesia é composta por ruas estreitas, algumas incapazes de sustentar dois sentidos vários e que necessitam de obras e passeios.
Apenas me limitei a sublinhar duas conclusões negativas que a autora da tese refere sobre Aveleda. Infelizmente, isto apenas indica que poderia ter referido muitas mais. O que é mais curioso nisto tudo é que a própria tese contou com a colaboração e participação do atual Presidente de Junta, que se encontra na autarquia local da freguesia de Aveleda há mais de 20 anos, não obstante ele considerar este seu último mandato como positivo e rodeado de uma equipa competente e dedicada.
Mas mais do que chamar à atenção para os problemas que a freguesia tem e enfrenta, acredito que é preciso estar-se na política, não só para exigir a prestação de contas, mas também para acrescentar e propor alternativas positivas, com propostas, estratégias e planos concretos para os tais problemas e desafios. E, com isso, o projeto político “Vila do Conde Parte de Nós” tem-me a mim e à minha equipa para lutar e fazer o melhor por Aveleda. Juntos, com o apoio dos aveledenses, daremos e faremos o nosso melhor, comprometendo-nos a servir, ao máximo das nossas possibilidades, esta freguesia que nos viu crescer e que agora ansiamos pelo seu crescimento e desenvolvimento.
Porque não nos basta exigir e reclamar o melhor da nossa freguesia e da nossa gente. Também parte de nós lutar e servir por ela, fazendo de Aveleda sinónimo de qualidade de vida!