Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Pedro Macedo, PAN, Vila do Conde

17 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Pedro Macedo, PAN, Vila do Conde
Opinião
0

Pedro Macedo, 48 anos, Investigador.
Candidato n.2 à CM Vila do Conde pela PAN
Tenho uma paixão enorme por Vila do Conde. Aqui aprendi a gatinhar, nas areias de Mindelo. Deixei-me inspirar pela Reserva Ornitológica de Mindelo e sacrifiquei a minha vida por essa causa. De igual forma no Mosteiro de Vairão, onde abrimos o melhor Albergue do Caminho de Santiago. Percebi que a minha vocação é sentir o potencial que se quer manifestar e ajudar a criar a energia colectiva para o concretizar. E é exactamente isso que deve ser a política.
Sei que corro riscos com esta candidatura. Seria mais confortável continuar no meu caminho já percorrido de activista, investigador, consultor e empreendedor social. Mas sinto que é absolutamente urgente e imprescindível renovar a política, se queremos ter alguma hipótese de escapar ao colapso ecológico e social que já se manifesta. A mudança, como todas, tem que vir essencialmente de dentro.
Conheço os desafios e o contexto. Já desenvolvi, com sucesso, projectos de sustentabilidade em mais de 60 comunidades. Tenho 25 anos de experiência profissional na área da educação ambiental, planeamento territorial e mobilização cidadã, trabalhando com empresas, associações, universidades, poder local e regional.
O que trago para oferecer: a capacidade de sentir o todo, de integrar temas, do ordenamento à educação. De sentir as pessoas e o território. De ver o potencial. Vila do Conde tem um território imenso, tem uma costa extraordinária, tem uma agricultura pujante, tem floresta, tem rios, tem história. Para além da visão holística, trago este desejo profundo de não deixar ninguém de fora. De integrar. Porque todos, sem excepção, temos algo valioso para trazer para o bem comum.
A grande aposta: apoiar os agentes de mudança positiva. Dar-lhes os meios necessários para fazerem o que sabem fazer melhor, seja cuidar das pessoas, do planeta, ou gerir negócios. Em especial os jovens e os empreendedores sociais.
Em síntese: uma nova forma de fazer política! Pela positiva, com visão holística, desejo de integrar e não separar, explorar o nosso máximo potencial. Fazer de Vila do Conde um exemplo nacional de regeneração, de criação de Vida. Rejeitar fatalismos ou pessimismos, porque tudo está nas nossas mãos.