Última hora

Ampliação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde avança e custa 11M€

8 Setembro 2021
Ampliação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde avança e custa 11M€
Local
0

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, tornou público, na última reunião do mês de agosto, dia 31, que já se encontra definitivamente aprovado o projeto de arquitetura de ampliação do Hospital para a nova área cedida pela autarquia poveira.
“Da parte do nosso Município resta, agora, aguardar que o Ministério das Finanças proceda à cabimentação da verba necessária para a abertura do respetivo concurso público, ficando-se na expectativa que esta decisão seja tomada com a maior brevidade possível para se poder dar início à construção ainda este ano”, tornou público, na altura, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no seu sítio da Internet.
Agora, já se sabe que o projeto de arquitetura de ampliação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde tem um custo de 11 milhões de euros e a obra até já está inscrita no Orçamento de Estado e só falta mesmo lançar o concurso público internacional.
A autarquia poveira cedeu o terreno, as antigas Oficinas Militares, e vai contribuir com 1,5 milhões de euros para a ampliação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
“Espero que o Ministério das Finanças não esteja a preparar-se para mais uma cativação. O Governo tem é que cumprir e habituar-se, de uma vez por todas, a não cabimentar tudo e cativar a seguir”, disse o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde serve perto de 150 mil pessoas residentes nos dois concelhos.
Pelo quinto ano consecutivo, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde voltou a aumentar o número de partos efetuados, fechando o ano de 2020 com 1.324 bebés nascidos na unidade.
Em comparação com 2019, foram realizados mais 59 partos, confirmando uma tendência crescente que se verifica desde 2015, quando se verificaram 737 nascimentos, o número mais baixo dos registos.