Última hora

Sérgio Humberto diz que Trofa “está a posicionar-se” para capital da região Norte de Portugal

21 Julho 2021
Sérgio Humberto diz que Trofa “está a posicionar-se” para capital da região Norte de Portugal
Política
0

O atual presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, apresentou-se este sábado como candidato a um terceiro e último mandato no cargo, em representação da coligação PSD/CDS-PP, defendendo que aquele concelho pode ser a capital de uma futura região Norte.
“Se sonharmos grande (…), se houver regionalização, a Trofa está a posicionar-se para ser a capital da região Norte”, afirmou Sérgio Humberto durante a cerimónia de apresentação, com acesso limitado devido à pandemia de Covid-19, mas transmitida em direto na página da candidatura na rede social Facebook.
Sérgio Humberto e a sua equipa reclamam ter reduzido a dívida municipal em 47 milhões de euros, reivindicam a atração de “centenas” de empresas ao concelho, diminuição do IMI e da fatura de água, lançamento de “um dos melhores centros de vacinação de Portugal” e de “um dos melhores parques escolares” nacionais.
“Em breve vamos inaugurar os novos Paços do Concelho e nunca abandonámos a luta pelo metro [do Porto] até à Trofa e pela variante à EN-14”, acrescentou o recandidato, numa alusão aos grandes dossiês do concelho, em ato a que se associaram Luís Marques Mendes (PSD) e Pedro Mota Soares (CDS-PP), além de apoiantes locais.
Sérgio Humberto, de 45 anos de idade, foi eleito para dirigir a Câmara da Trofa em 29 de setembro de 2013, reeleito em 1 de outubro de 2017 com maioria absoluta.
O atual executivo da Trofa é composto por cinco vereadores da coligação PSD/CDS-PP e dois do PS.
A Trofa foi um dos últimos concelhos criados em Portugal, por desanexação do municio de Santo Tirso.
As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro e Fernando Sá (CDU), Amadeu Dias (PS) e Rui Pedro Costa (Chega) lideram outras candidaturas à Câmara da Trofa já anunciadas.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).