Última hora

Centro Português do Surrealismo em Vila Nova de Famalicão expõe 82 obras do inglês Philip West

1 Junho 2021
Centro Português do Surrealismo em Vila Nova de Famalicão expõe 82 obras do inglês Philip West
Cultura
0

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) inaugura, no próximo dia 4 de junho, no Centro Português do Surrealismo, em Vila Nova de Famalicão, uma exposição com 82 trabalhos do inglês Philip West, anunciou a instituição cultural.
Em comunicado, a Fundação Cupertino de Miranda (FCM) acrescenta que a exposição, denominada “Selva de objetos fragmentados” é composta pela coleção da Fundação Eugenio Granell, de Santiago de Compostela, que integra desenhos, pinturas a óleo e gravuras.
“Esta exposição leva-nos numa viagem pela obra de Philip West, com múltiplos fragmentos emblemáticos e transformadores da sua selva de objetos”, refere o comunicado, adiantando que “grande parte” dos trabalhos remonta aos inícios da década de 90 do século passado.
O comunicado explica que Philip West “recria objetos do quotidiano no seu mundo imaginário, num universo fantástico e irreal, assumindo a máxima do surrealismo nas suas obras: liberdade, amor e poesia”.
“A sua obra expõe um misto entre realidade e sonho, vida e morte, céu e terra, homem e anjo, num ciclo iconográfico e de poesia visual, resumindo a vida, o amor e a morte”, acrescenta.
A mostra “Selva de objetos fragmentados” vai estar patente ao público até 2 de outubro.
Philip West nasceu a 20 de fevereiro de 1949, na cidade de York, em Inglaterra, mas em 1974 fixou residência em Saragoça, Espanha, onde morreu, em 24 de junho de 1997.
Em 1976, ilustrou a coleção de Poemas de Aranda “Circunstancias atenuantes”, que contou com o prefácio de Mário Cesariny, publicado em 1990, pela editora Libros Portico.
Philip West foi ainda tradutor, destacando-se a tradução para inglês do livro “Poemas de Luis Buñuel”.
Philip West legou à Fundación Eugenio Granel a sua coleção artística e documental, que, além de desenhos, pinturas a óleo e gravuras, integra ainda uma biblioteca no âmbito do surrealismo.