Última hora

PS da Maia acusa presidente da Câmara do PSD de pressionar presidentes de Juntas de Freguesia

12 Maio 2021
PS da Maia acusa presidente da Câmara do PSD de pressionar presidentes de Juntas de Freguesia
Política
0

O Partido Socialista (PS) da Maia acusou esta terça feira o presidente da Câmara (PSD) de “pressionar presidentes da Junta” e “trocar obras por candidaturas”, aludindo à autarca de Milheirós que em 2017 venceu as autárquicas pela coligação PS/JPP e agora vai concorrer pelo PSD/CDS-PP.
Em comunicado, a concelhia PS da Maia, começa por criticar a presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Maria José Neves, que anunciou que vai concorrer às autárquicas deste ano com o apoio do PSD/CDS-PP, depois de, há quatro anos, ter sido eleita com o apoio dos socialistas e do partido Juntos pelo Povo (JPP), considerando que esta posição “contribui para o descrédito da classe política”.
Para o PS da Maia, “não é apenas o comportamento da presidente da Junta de Freguesia que deve ser censurado”, mas também a “postura” do presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, considerada “inqualificável”.
“Contribui igualmente para o descrédito da política ao pressionar presidentes da Junta, chegando ao ponto de trocar obras por candidaturas pela sua força política. Este comportamento é de todo reprovável e demonstrativo da falta de cultura democrática, da falta de ética e do desespero que o presidente da Câmara e o PSD apresentam”, lê-se no comunicado.
O PS acrescenta que “este episódio [referindo-se à candidatura da autarca de Milheirós] reflete bem o porquê” de o concelho da Maia ter “um território desigual, onde os maiatos não têm todos as mesmas oportunidades”.
“O projeto do PSD há muito que deixou de ser um projeto de visão para um concelho e passou a ser um projeto retalhado, onde saem beneficiados os amigos”, sublinham os socialistas, acusando quer Maria José Neves, quer António Silva Tiago, de “falta de integridade”.
Os socialistas acrescentam que a Secção do PS de Milheirós retirou a confiança política à atual presidente de Junta e criticam a forma como o anúncio da recandidatura foi feito, uma vez que este ocorreu por “carta dirigida à população de Milheirós”.
Contactada a autarca para solicitar um comentário, Maria José Neves remeteu qualquer reação para mais tarde.
Contactado também o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, que é também líder da concelhia do PSD maiato, não foi possível qualquer obter resposta.
O vice-presidente da concelhia social-democrata da Maia, António Fernandes, recusou as críticas dos socialistas e atribuiu a decisão da agora candidata a Milheirós pelo PSD/CDS-PP à “ambição e dedicação” desta perante a freguesia que representa e aludiu a “uma sintonia autárquica perfeita entre Junta e Câmara”.
“Percebo o transtorno do PS da Maia com esta vontade da presidente de Junta de Milheirós em trocar de força política, mas ao contrário do que refere o PS, isso não se deve a nenhum mercantilismo do presidente da Câmara, mas sim à vontade da presidente da Junta”, referiu.
António Fernandes recordou que Maria José Neves “era independente nas listas do PS/JPP em 2017, mas ideologicamente está ligada ao PSD” e, “no decurso do mandato, foi percebendo que os projetos para Milheirós não eram correspondidos de forma consistente pela coligação com a qual se candidatou e foi eleita”.
“Nós sempre acompanhamos os autarcas do município e não deixamos de reconhecer os méritos e não deixamos de reconhecer os seus méritos”, concluiu o vice-presidente do PSD da Maia.