Última hora

Fernando Sá é o candidato da Coligação Democrática Unitária à Câmara da Trofa

10 Maio 2021
Fernando Sá é o candidato da Coligação Democrática Unitária à Câmara da Trofa
Política
0

Fernando Sá é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU), entre o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), à presidência da Câmara Municipal da Trofa nas próximas elições autárquicas, tendo como preocupações a resolver no próximo mandato a mobilidade entre freguesias, a chegada do metro e as questões ambientais.
Pela segunda vez candidato à Câmara da Trofa, depois de ter concorrido nas eleições autárquicas de 2017, Fernando Sá, de 40 anos, é membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte.
“Apesar de terem decorridos quatro anos, mantêm-se os problemas no concelho da Trofa, sendo evidente a necessidade de melhorar a mobilidade entre as freguesias, bem como de fazer uma requalificação urbana que permita haver mais passeios e menos barreiras arquitetónicas para pessoas com mobilidade reduzida”, sintetizou o candidato.
A situação do Metro do Porto para a Trofa, lembrou o candidato, “é uma reivindicação antiga de todos os trofenses e que a CDU nunca deixou cair”.
“É verdade que houve avanços, mas também recuos. O concelho continua sem o metro, mesmo depois de nos terem tirado carreiras prejudicando duplamente a população. Estamos integrados num território onde há pessoas que vão estudar e trabalhar para fora, pelo que o metro é fundamental, pois a sua existência iria aumentar o orçamento familiar, com as pessoas a poderem prescindir de usar as suas viaturas”, acrescentou.
Há cerca de um ano, o presidente da Câmara da Trofa anunciou a instalação de um aterro na freguesia de Covelas, projeto que no final de maio do ano passado revelou ter abdicado, mas Fernando Sá desconfia das intenções do executivo liderado pelo social-democrata Sérgio Humberto.
“Essa é uma situação que aparentemente está resolvida, mas é apenas uma das ameaças à qualidade de vida na Trofa, a pressão para a instalação desse aterro e os interesses por detrás da sua instalação fazem-nos estar sempre alerta, pois não queremos nem esse nem nenhum outro, de qualquer tipo”, disse o candidato.
Na base da posição da CDU, explicou, está o facto de a instalação de aterros “prejudicar a atividade agrícola, que é bastante importante, e o comércio” no concelho, alertando para a necessidade de “cuidar do leito dos rios e das ribeiras”, bem como de os “monitorizar para que não haja descargas ilegais de resíduos em zonas florestais”.
Paulo Queirós é o primeiro nome da candidatura da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Assembleia Municipal da Trofa.
Fernando Sá é já terceira candidatura anunciada no concelho, depois de Amadeu Dias (PS) e Rui Pedro Costa (Chega).
O executivo da Câmara da Trofa é composto por cinco vereadores da coligação PSD/CDS-PP e dois do PS.
As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).