Última hora

Câmara Municipal da Trofa aprova relatório e contas de 2020 com saldo positivo de 6,3M€

25 Maio 2021
Câmara Municipal da Trofa aprova relatório e contas de 2020 com saldo positivo de 6,3M€
Política
0

O Relatório de Gestão e Contas da Câmara Municipal da Trofa de 2020, que apresentou um saldo positivo de 6,3 milhões de euros, foi aprovado pela maioria PSD/CDS e a abstenção do PS.
O documento apreciado na reunião de câmara, que decorreu por videoconferência na passada quinta feira, apresenta “um resultado positivo de 6,3 milhões de euros”, expressos na diferença entre “o total da receita, 30,6 milhões de euros e da despesa, 24,2 milhões de euros”, descreve a Câmara.
Comparativamente a 2019, o saldo positivo subiu 1,2 milhões de euros.
A câmara liderada pelo social-democrata Sérgio Humberto dá conta também que o saldo corrente foi de 7,4 milhões de euros, baseado numa receita corrente de 21,8 milhões de euros e uma despesa corrente de 14,3 milhões de euros, precisando, neste item, ter sido “priorizado o rigor na despesa corrente para ter poupança corrente”.
Apresentando uma taxa de execução da receita de 85,6%, quando em 2019 foi de 92,55%, a autarquia destaca ter conseguido pelo segundo ano consecutivo uma “execução superior a 85%”, atribuindo-o ao facto de 2020 ter sido “um ano em que o município teve de efetuar investimentos decorrentes do combate à pandemia”.
Citado pelo documento, Sérgio Humberto afirmou que “face à boa gestão conseguida foi possível diminuir o IMI, a Derrama e outros impostos e reduzir as faturas da água, do saneamento e dos resíduos a famílias e a comerciantes”.
Salientando o “prazo médio de pagamento a fornecedores inferior a 30 dias” em curso na autarquia, o presidente da câmara enfatizou a diminuição de “46 milhões de euros à dívida herdada de 2013”.
Amadeu Dias, um dos dois vereadores socialistas, justificou a abstenção por se tratar de “um documento que com os constrangimentos e as atividades que foram anuladas devia refletir mais investimento para fazer face à pandemia, nos apoios às empresas, ao comércio local e mesmo às famílias”. “Por isso, não podíamos votar favoravelmente”.
Por outro lado, “os impostos continuam a não baixar na Trofa, a receita vai aumentando, mas também aqui não se reflete nas pessoas, não há uma retribuição às pessoas, principalmente em contexto de pandemia, onde devia ter havido um esforço muito maior e significativo da parte do município”, disse.
O relatório será agora remetido para aprovação da Assembleia Municipal da Trofa.