Última hora

Arouca com demonstração de superioridade ‘empurra’ Rio Ave para a II Liga e festeja subida

31 Maio 2021
Arouca com demonstração de superioridade ‘empurra’ Rio Ave para a II Liga e festeja subida
Desporto
0

O Arouca garantiu este domingo a subida I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Rio Ave por 2-0, em jogo da segunda mão do ‘play-off’ de acesso ao principal escalão, confirmando a despromoção dos vilacondenses.
A equipa do distrito de Aveiro, que já trazia uma vantagem de 3-0 do primeiro jogo da eliminatória, repetiu o triunfo, com os golos de Arsénio, aos 32 minutos, e Sema Velázquez, aos 59.
Com este resultado, os arouquenses fecharam este ‘play-off’ com um agregado de 5-0, conseguindo regressar ao patamar maior do futebol português, onde já não estavam desde a época 2016/2017.
Já o Rio Ave acabou por ser relegado à II Liga, depois de 13 temporadas consecutivas no campeonato principal.
Os vilacondenses entraram no jogo a tentar minimizar os estragos trazidos da primeira mão, assumindo uma atitude ofensiva desde o início do desafio e instalando-se na área contrária. No entanto, e já depois da contrariedade de perder Filipe Augusto, por lesão, aos nove minutos, o conjunto da foz do Ave sentiu dificuldades na finalização, não conseguindo melhor que um par de ameaças por Gelson Dala e Tarantini.
Já o Arouca, que na meia hora inicial concentrou-se nas missões defensivas, e de forma muito sólida, acabou por se revelar letal aos 32 minutos, quando, na primeira oportunidade que dispôs, através de um contra-ataque, inaugurou o marcador, por intermédio de Arsénio.
Com este golo do adversário, o Rio Ave viu as suas esperanças de relançar a eliminatória ficarem ainda mais ténues, e acabou por quebrar emocionalmente e desequilibrar-se taticamente na tentativa de se lançar no ataque.
Já depois do intervalo, e com uma frente ofensiva reforçada com a entrada de Ronan, a equipa vilacondense ficou ainda mais exposta aos contra-ataques do Arouca, que, a jogar de forma segura e confiante, chegou, sem surpresa, ao 2-0.
Depois de uma primeira ameaça de André Silva, foi Quaresma a expor toda a fragilidade da defesa local e a cruzar para Sema Velázquez encostar e marcar na partida, aos 60 minutos.
O tento foi o golpe fatal para os vilacondenses, que até ao final jogaram sem critério e clarividência, perante um Arouca que susteve a emoção, controlou com facilidade o adversário, e esperou, sereno, para fazer a festa da subida no relvado do estádio dos Arcos.