Última hora

Praia da Estela na Póvoa de Varzim vai ter uma intervenção “urgente” para travar erosão costeira

20 Abril 2021
Praia da Estela na Póvoa de Varzim vai ter uma intervenção “urgente” para travar erosão costeira
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou na passada sexta feira um consenso com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para uma intervenção “urgente e imediata” para travar a erosão na praia contígua ao Campo de Golfe da Estela.
A situação foi nessa tarde analisada no local, numa reunião entre as duas entidades e os responsáveis do equipamento desportivo, depois de, na semana anterior, ter sido reportada a degradação da estrutura de proteção dunar existente, composta por madeira e sacos de areia, que se espalharam pelo areal.
“Para impedir que este tipo de situações volte a ocorrer e a colocar em risco a estabilidade da nossa orla costeira, o Município da Póvoa de Varzim fez questão de solicitar às entidades presentes na reunião que ficassem definidas medidas a adotar a curto prazo”, refere em comunicado a autarquia poveira.
A autarquia poveira divulgou que “mereceu a concordância de todos a necessidade de alimentação urgente e imediata dos locais mais críticos com areia, por parte da Agência Portuguesa do Ambiente”, a que se seguirá, após monitorização, “uma intervenção mais sustentada seguida de nova alimentação artificial de areia”.
A edilidade lembrou que esta operação irá contribuir para “a sustentabilidade do meio ambiente e do ecossistema marinho”, mas também evitar “a rutura da barreira que provocaria danos irreparáveis na produção agrícola de toda área a nascente do campo de Golfe”.
Na sequência da visita ao local, a Câmara da Póvoa de Varzim constatou, ainda, que “os sacos de areia [da proteção dunar] danificados que se encontravam espalhados pelo areal, já foram removidos pela Estela Golf”, e que a empresa se comprometeu “a uma monitorização constante desta mesma instalação”.
A autarquia vincou que a solução de contenção da erosão costeira implementada pela empresa que gere o campo de golfe, instalada em 2014, “foi considerada na altura, pela APA, adequada para a contenção da erosão na praia da Estela, tendo recebido a devida autorização e aprovação”.
Na semana passada, os responsáveis partidários locais do PAN e Bloco de Esquerda alertaram para um foco de poluição causado pela degradação da estrutura de proteção dunar, que levou a que pedaços de plástico se espalhassem pelo areal.
A APA notificou os responsáveis do Campo de Golfe da Estela a fazer a limpeza do areal, algo que a empresa acedeu, mesmo não se considerando responsável pela estrutura.