Última hora

Jornalista Alfredo Maia é candidato da Coligação Democrática Unitária à Câmara da Maia

8 Abril 2021
Jornalista Alfredo Maia é candidato da Coligação Democrática Unitária à Câmara da Maia
Política
0

O jornalista Alfredo Maia é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara Municipal da Maia nas próximas eleições autárquicas, anunciou esta quarta feira a coligação que integra o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).
Alfredo Maia, de 59 anos de idade, residente em Águas Santas, foi membro da Assembleia Municipal do Porto, em substituição, e é, atualmente, membro da Assembleia Municipal da Maia, onde preside à Comissão de Transportes e Mobilidade.
A concelhia da CDU da Maia avançou que a apresentação pública desta candidatura vai realizar-se no próximo dia 24 de abril.
Contactado, o agora candidato remeteu declarações para a sessão de apresentação.
Alfredo Maia, que é jornalista do Jornal de Notícias desde 1988, iniciou a carreira em 1981 no jornal O Primeiro de Janeiro, do qual foi membro da Comissão de Trabalhadores e do Conselho de Redação. Foi jornalista na Rádio Activa, tendo colaborado também na Rádio Nova e em publicações como O Jornal, Sábado (1.ª série), Seara Nova e Vértice, bem como colunista no site AbrilAbril sobre crítica de media. No Jornal de Notícias faz parte do Conselho de Redação, tendo sido já delegado sindical. Entre 1993 e 2015, Alfredo Maia foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas, primeiro como vice‐presidente e, desde 2000, como presidente da direção. Atualmente é membro do Conselho Deontológico.
Ainda de acordo com a nota curricular da concelhia da CDU, o agora candidato pela Coligação Democrática Unitária à Câmara da Maia foi também vice‐presidente da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, membro suplente da Comissão de Apelo da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e membro efetivo da Comissão de Classificação de Publicações da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
A Câmara Municipal da Maia é atualmente liderada pela coligação PSD/CDS-PP que conquistou, nas autárquicas de 2017, seis mandatos, sendo oposição no executivo a coligação PS/JPP, com cinco eleitos.
As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo de Portugal para o período compreendido entre 22 de setembro e 14 de outubro.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).