Última hora

PSP detém homem por furtar volantes de carros no Porto, Póvoa de Varzim e Vila Nova de Gaia

11 Fevereiro 2021
PSP detém homem por furtar volantes de carros no Porto, Póvoa de Varzim e Vila Nova de Gaia
Local
0

A PSP do Porto deteve um eletricista indiciado por “inúmeros” furtos de volantes e outros componentes automóveis, anunciou esta quinta feira o Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) diz, em comunicado, que os últimos crimes atribuídos ao detido foram consumados entre as 15h30 e as 19h00 desta quarta feira nos concelhos do Porto, da Póvoa de Varzim e de Vila Nova de Gaia.
O homem, de 33 anos de idade, residente em Ermesinde, no concelho de Valongo, foi detido nesse dia na freguesia de Vilar de Andorinho, no concelho de Vila Nova de Gaia, numa operação da Divisão de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto.
Dessa ação resultou, também, a apreensão de dois volantes de veículos automóveis, diversos pares de óculos de sol, assim como equipamentos supostamente utilizados na prática dos crimes.
Entre o primeiro dia de 2020 até 30 de agosto registaram-se, na Área Metropolitana de Lisboa 2.142 furtos do interior de automóveis, e 958 na Área Metropolitana do Porto, segundo dados da Polícia de Segurança Pública (PSP). Isto significa que houve 267 assaltos a viaturas por mês em Lisboa, e 119 no Porto, o que representa uma descida em relação à média do ano passado: 390 e 135, respetivamente. A pandemia não é alheia a este facto.
Segundo fonte oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP), este trata-se de um “crime de oportunidade”, sendo difícil traçar um padrão quanto ao tipo de objetos roubados. Podem ser computadores, telemóveis, tablets, roupa, carteiras, ou até compras de supermercado. Os assaltantes escolhem ruas pouco movimentadas e, para partir o vidro, usam objetos como um pé de cabra ou uma estrutura de metal semelhante.
“Sempre que considerado adequado, são constituídas equipas para lidar com incidências mais significativas [deste tipo], quer a nível geográfico como temporal”, garantiu fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).