Última hora

Jerónimo de Sousa diz em Vila do Conde ser “prematuro” decidir já adiamento das Eleições

15 Fevereiro 2021
Jerónimo de Sousa diz em Vila do Conde ser “prematuro” decidir já adiamento das Eleições
Política
0

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, defendeu esta sexta feira que é “prematuro decidir já o adiamento” das Eleições Autárquicas, como propôs o líder do PSD, Rui Rio, e preconizou que é preciso avaliar a evolução da situação pandémica da Covid-19.
“Dizem que em setembro 70% da população portuguesa estará vacinada, criando condições sanitárias para um certo regresso à normalidade. Por isso, consideramos ser prematuro, a uma distância destas, decidir já o adiamento [das eleições]. Temos de avaliar a evolução da situação, mas não seremos apressados em defender o adiamento”, afirmou o líder comunista.
Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas após questionado sobre a proposta do presidente do PSD, Rui Rio, para adiar por dois meses as Eleições Autárquicas, habitualmente realizadas em outubro, por causa da epidemia de Covid-19.
À margem de uma visita a uma exploração leiteira em Vila do Conde, o secretário-geral comunista foi, ainda, instado a comentar as palavras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que na comunicação de quinta feira ao país disse que não iria admitir uma crise política.
“Não fui capaz de entender a dimensão dessa mensagem. Não há atualmente uma crise política ou institucional. É verdade que os problemas são muitos no âmbito da saúde pública, mas essa dramatização do Presidente da República não sei a quem era dirigida”, disse Jerónimo de Sousa.
O secretário-geral do PCP esclareceu ainda os motivos do cancelamento do comício do centenário do partido, agendado para 6 de março, no Campo Pequeno, em Lisboa, lembrando que o país atravessa tempos diferentes dos vividos em setembro do ano passado, quando foi realizada a Festa do Avante.
“A situação atual, com o confinamento e o agravamento das medidas, cria uma maior dificuldade na movimentação dos portugueses. Sempre fomos um partido consciente, e fazer transbordar o Campo Pequeno tinha de ser pensado com responsabilidade. Não iremos realizar o comício, mas vamos desenvolver outras ações para vincar o momento histórico”, vincou Jerónimo de Sousa.