Última hora

Dragagens de manutenção dos Portos de Pesca do Norte de Portugal custam 1,1 milhões de euros

5 Fevereiro 2021
Dragagens de manutenção dos Portos de Pesca do Norte de Portugal custam 1,1 milhões de euros
Local
0

O desassoreamento das barras dos Portos de Pesca do Norte de Portugal vai ser feito em 2021 e representa um investimento de 1,1 milhões de euros, garantiu o gabinete do Ministro do Mar em resposta a uma questão levantada pelo Bloco de Esquerda (BE).
“A intervenção, no valor total de 1,1 milhões de euros, está enquadrada no procedimento lançado pela Direção Geral dos Recursos Naturais ‘Empreitada de Dragagens de Manutenção dos Portos de Pesca do Norte para o Triénio 2021-2023’, que inclui os portos de Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde”, respondeu o Ministério do Mar ao Bloco de Esquerda (BE).
O Bloco de Esquerda (BE) congratula-se com o facto de “o Governo finalmente” dizer que “vai avançar com as dragagens já este ano”, ainda que não tenha avançado com uma data concreta.
Além da data para a execução do desassoreamento das barras, o Bloco de Esquerda (BE) questionou sobre “a possibilidade de criação de uma empresa pública de dragagens, uma vez que o Governo vem afirmando a necessidade de celebrar contratos plurianuais para o desassoreamento de portos e barras por todo o país”.
O Bloco de Esquerda (BE) explica que “a dinâmica sedimentar da costa portuguesa faz com que muitos portos e barras fiquem rapidamente assoreados” e “se é uma necessidade recorrente, o Estado deve ter os meios ao seu dispor para planear e atuar, evitando sujeitar-se ao mercado que pode ou não ser-lhe favorável”.
No entanto, segundo a mesma nota do Ministério do Mar ao Bloco de Esquerda (BE), “essa opção é excluída pelo executivo de António Costa”.