Última hora

Docapesca abre concurso para uma dragagem da bacia e cais do porto de pesca da Póvoa de Varzim

5 Fevereiro 2021
Docapesca abre concurso para uma dragagem da bacia e cais do porto de pesca da Póvoa de Varzim
Local
0

A Docapesca informou, em comunicado, que lançou um concurso para dragagem de manutenção da bacia do porto de pesca da Póvoa de Varzim.
“Um concurso para a realização de uma dragagem de manutenção na bacia do porto de pesca da Póvoa de Varzim, com o preço base de 42.810 euros, para reposição da cota de serviço e, assim, restabelecer as devidas condições de navegabilidade e estacionamento de embarcações no local”, tornou público, em comunicado a Docapesca – Portos e Lotas.
Segundo a mesma comunicação pública, “a intervenção incidirá no setor noroeste do porto de pesca, concretamente na zona envolvente aos cais de estacionamento de embarcações da pequena pesca, numa área retangular com cerca de 8.000 metros quadrados. Após a dragagem, os fundos deverão ficar à cota de -2,0m(ZH)”.
Pode ler-se ainda no comunicado da Docapesca – Portos e Lotas que, “serão dragados 4.000 metros cúbicos de sedimentos de constituição textural classificada como franco-limoso (sedimentos com teores de areia e de limo de, respetivamente, 50 por cento e 30 por cento). Todos os materiais dragados serão transportados e imersos no mar a cerca de três milhas náuticas a sul da barra do porto”.
A Póvoa de Varzim é um dos mais importantes centros piscatórios do norte de Portugal, assim como Vila do Conde e Caxinas, tanto no que se refere a quantidades descarregadas de peixe como no que respeita a valor de vendas do pescado em lota.
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.