Última hora

CDU de Vila do Conde quer resgate da concessão da água à Indaqua e critica partidos políticos

19 Fevereiro 2021
CDU de Vila do Conde quer resgate da concessão da água à Indaqua e critica partidos políticos
Política
0

“A CDU foi a única força política que esteve do lado certo da história”, afirmou, na manhã do passado sábado, Victor Hugo Lopes, líder da Comissão Política Concelhia do Partido Comunista Português (PCP) de Vila do Conde.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) de Vila do Conde não poupa críticas a PS, PSD e CDS-PP que, em 2002, aprovaram a concessão da água e agora, à porta das Eleições Autárquicas, vêm apresentar o resgate da concessão da água à Indaqua como promessa política.
“A CDU sempre esteve do lado certo da história, na defesa da gestão pública do sector da água, do saneamento e dos resíduos, defendendo e afirmando que estes são serviços públicos essenciais que devem ser geridos de acordo com o interesse público e colocados ao serviço da população, do desenvolvimento e da valorização dos territórios”, diz a Coligação Democrática Unitária (CDU), entre o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes”, que integra, por vezes, membros da Associação Intervenção Democrática (ID), de Vila do Conde, em comunicado.
“Nas últimas semanas verificamos que tem existido um avolumar de posições políticas sobre a questão da água e saneamento com troca de comunicados por parte do PSD, do presidente da concelhia PS – Vitor Costa e até da própria Indaqua”, diz a CDU de Vila do Conde em comunicado.
“Não deixam de ser surpreendentes as posições agora apresentadas por elementos de PS e PSD ao arrepio das suas históricas posições na defesa dos interesses privados nesta matéria”, afirma no mesmo comunicado a CDU de Vila do Conde.
A Coligação Democrática Unitária (CDU), entre o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes”, de Vila do Conde, apresentou, ainda, uma cronologia histórica para contextualizar a adjudicação do contrato de concessão de água à Indaqua: “Em 2002 PS, PSD e CDS aprovaram, no Executivo Municipal e na Assembleia Municipal o lançamento de um concurso público para a concessão destes serviços. A CDU votou contra; Foi assinado em 2008 o contrato de concessão com a empresa Indaqua pelo período de 40 anos. A CDU votou contra. A favor, o PS com Mário de Almeida e os seus discípulos Elisa Ferraz e Vitor Costa. A conivência dos restantes partidos com a abstenção; A CDU alertou para as consequências que a opção teria no bolso dos vilacondenses, algo que infelizmente se concretizou com aumentos sucessivos, colocando a água como a 3.ª mais cara do país neste momento; Em 12 anos, foram já negociados 3 aditamentos ao contrato por PS e NAU sendo que, na nossa perspectiva, estamos perante um agravar da exploração do serviço em cada um destes aditamentos”.