Última hora

Câmara da Maia lança Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local com 1,2M€

2 Fevereiro 2021
Câmara da Maia lança Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local com 1,2M€
Economia
0

O Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local do concelho da Maia, no total de 1,2 milhões de euros, ficou agora disponível, anunciou a Câmara que, com esta medida, pretende apoiar e manter postos de trabalho durante a pandemia.
Em comunicado, a autarquia liderada por António Silva Tiago (PSD/CDS-PP) disse que este “programa municipal atribuirá o equivalente a um salário mínimo por cada trabalhador”, numa medida que tem como destinatários empresários em nome individual, micro e pequenas empresas da Maia, distrito do Porto, com volume de negócios até 350.000 euros em 2019, um dos grupos que está a sofrer as repercussões da pandemia da Covid-19.
“Em causa está a sobrevivência de muitas empresas e muitos postos de trabalho. Sendo os apoios governamentais à economia claramente insuficientes face à crise espoletada pela pandemia, a Câmara não pode ficar indiferente ao impacto que o confinamento provoca em todos aqueles que exercem a sua atividade no território da Maia”, referiu António Silva Tiago, citado no comunicado.
O autarca fala em “apoio musculado do município” que visa “contribuir para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho, promovendo a valorização empresarial no concelho da Maia e mitigando os efeitos económicos da crise”.
Assim, os empresários com sede ou domicílio fiscal na Maia e que tenham tido uma quebra de faturação em 2020 de 35% podem aderir ao Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local, que apoia a fundo perdido com um montante de 635 euros por cada trabalhador, até ao limite de 7.000 euros por empresa.
O pedido de apoio deve ser feito digitalmente, mediante submissão de candidatura eletrónica.
O período de apresentação de candidaturas ao programa dura dois meses.
Segundo o último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), a Maia tem 961 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.
Em Portugal, a Covid-19 já provocou pelo menos 13.017 óbitos resultantes de mais de 730 mil casos de infeção, mas há registo de pelo menos 551.956 recuperados.
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.253.567 óbitos resultantes de mais de 104 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas há registo de pelo menos 75.964.804 recuperados.