Última hora

Tiago Mayan Gonçalves diz que “as escolhas que estão perante os portugueses são importantes”

24 Janeiro 2021
Tiago Mayan Gonçalves diz que “as escolhas que estão perante os portugueses são importantes”
Política
0

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves afirmou que as escolhas que estão perante os portugueses “são importantes”, apelou à participação nestas Eleições Presidenciais e garantiu que “votar é seguro”.
“Este dia é importante, as escolhas que estão perante os portugueses são importantes e, portanto, façam, cada um a sua, mas que a façam”, salientou o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), depois de ter exercido o seu direito de voto na Universidade Católica, no Porto.
Pelas 6:30 já havia eleitores à espera para votar naquela universidade. O candidato chegou pelas 11:00, esperando cerca de meia hora na fila para votar.
Para Tiago Mayan Gonçalves, a fila de eleitores que encontrou estou esta manhã é um “sinal de que os portugueses, apesar do contexto muito difícil, estão a aderir a esta eleição, consideram-na importante”.
“Em todo o processo não perdi mais do que 30 minutos. Era uma fila que parece longa, mas as coisas fluem muito rapidamente. Posso dizer às pessoas que não se assustem, as coisas estão a funcionar bem”, salientou Tiago Mayan Gonçalves.
Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas Eleições Presidenciais de 2016.
Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Marisa Matias (Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans (R.I.R.), João Ferreira (PCP e PEV) e Ana Gomes (PAN e Livre).
As assembleias de voto para as Eleições Presidenciais abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito hoje chefe de Estado, caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.