Última hora

Perto de 13 mil pessoas confinadas e idosos pediram voto antecipado nas Presidenciais

18 Janeiro 2021
Perto de 13 mil pessoas confinadas e idosos pediram voto antecipado nas Presidenciais
Política
0

Perto de 13 mil pessoas em confinamento devido à Covid-19 e idosos em lares inscreveram-se para o voto antecipado nas Eleições Presidenciais de domingo, informou o Ministério da Administração Interna (MAI).
O prazo para as inscrições terminou no domingo e a administração eleitoral recebeu 12.906 pedidos, segundo informação do Ministério da Administração Interna (MAI).
Na próxima terça feira e quarta feira, equipas municipais, devidamente equipadas e com regras sanitárias estritas, irão recolher os votos, porta a porta, a casa de quem está confinado e aos lares de idosos.
Só podiam fazer o pedido para o voto antecipado em confinamento os eleitores a quem tivesse sido decretado confinamento pelas autoridades de saúde pública até quinta feira, 14 de janeiro, dez dias antes das presidenciais.
É o que estipula a lei aprovada em outubro, no parlamento, que regula o direito de voto antecipado para os eleitores que estejam em confinamento obrigatório, devido à pandemia da doença Covid-19, em atos eleitorais e referendários em 2021.
O que quer dizer que quem foi confinado a partir de sexta feira, seja por estar doente seja por isolamento profilático (devido a um contacto com uma pessoa infetada), já não pode pedir para votar antecipadamente.
A falta de informação sobre esta regra causou alguma confusão entre os eleitores, o que motivou várias queixas à Comissão Nacional das Eleições (CNE).
As Eleições Presidenciais, que se realizam em plena epidemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
Às Presidenciais concorrem sete candidatos: Ana Gomes, apoiada pelo PAN e Livre, André Ventura, apoiado pelo Chega, João Ferreira, apoiado pelo PCP e PEV, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS-PP, Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal, e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, apoiado pelo partido RIR.