Última hora

Marcelo não conseguiu resultado de Soares mas foi o único Presidente a vencer em todo o país

25 Janeiro 2021
Marcelo não conseguiu resultado de Soares mas foi o único Presidente a vencer em todo o país
Política
0

Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República reeleito, não conseguiu chegar aos 70,35% dos votos alcançados por Mário Soares, em 1991, mas tornou-se este domingo no primeiro candidato de sempre na história da democracia portuguesa a vencer a votação em todos os concelhos de Portugal.
Na altura, na reeleição de Mário Soares, o recandidato não conseguiu vencer em nove concelhos, que perdeu para Carlos Carvalhas, apoiado pelo Partido Comunista Português (PCP).
Num discurso feito no átrio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi aluno e professor, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu a palavra a todos os portugueses e agradeceu em particular “aos que mais se sacrificaram para que a democracia não fosse vencida pela pandemia”.
Marcelo Rebelo de Sousa apontou que esta eleição “proporcionou inequívocas respostas em relação do futuro imediato” e agradeceu a todos os portugueses que “responderam, renovando a confiança” no atual Presidente da República: “deixem-me dizer-vos, de coração aberto, sinto-me profundamente honrado por essa confiança”.
No seu discurso de vitória, Marcelo Rebelo de Sousa relembrou que “dentro de três anos estaremos no meio século do 25 de Abril”, considerando “inconcebível que se não possa dizer então que somos não só muito mais livres, mas também muito mais desenvolvidos, muito mais iguais, muito mais justos, muito mais solidários, do que éramos no início da caminhada”.
Antes desses três anos, “temos de reencontrar o que perdemos na pandemia, refazer os laços desfeitos, quebrar as barreiras erguidas, ultrapassar as solidões multiplicadas, fazer esquecer as xenofobias, as exclusões, os medos instalados”, defendeu o Presidente da República reeleito.
“Temos de recuperar e valorizar todos os dias as inclusões, as partilhas, os afetos, as cidadanias esvaziadas pela pobreza, pela dependência, pela distância”, manifestou o Presidente da República reeleito Marcelo Rebelo de Sousa.
Portugal elegeu este domingo, 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia.
A tomada de posse do próximo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acontece em 9 de março, perante a Assembleia da República, como manda a Constituição desde 1976.