Última hora

Confinamento em Portugal é igual ao de março de 2020 mas mentalidade das pessoas está mudada

22 Janeiro 2021
Confinamento em Portugal é igual ao de março de 2020 mas mentalidade das pessoas está mudada
País
0

A Ministra da Saúde considerou que a mentalidade das pessoas é que mudou em relação a março de 2020, sublinhando que as regras do confinamento são semelhantes, e apelou à responsabilidade individual para ajudar os Profissionais de Saúde.
Em declarações aos jornalistas à saída de uma reunião no Hospital Garcia de Orta, em Almada, Marta Temido admitiu que viu com preocupação a forma como os portugueses se comportaram no primeiro fim de semana, desde que entrou em vigor o novo confinamento geral.
“E não vale a pena dizer que são as exceções que justificam os comportamentos. O número de exceções que temos hoje é semelhante ao de março; a mentalidade das pessoas, a reação das pessoas é que é diferente”, considerou.
A Ministra da Saúde foi mais longe, referindo que parece haver até um “menor incómodo face aos óbitos, face aos internamentos, face aos contágios” e isso, acrescentou, “não é compatível” com o combate à pandemia da Covid-19.
Fazendo um ponto da situação em que todo o sistema de Saúde está “muito próximo do limite”, a governante aproveitou a presença dos jornalistas para pedir o apoio dos portugueses.
“Por favor, fiquem em casa, cumpram e façam cumprir aos outros que estão à vossa volta, porque, senão, não vamos conseguir enfrentar isto”, disse.
O pedido foi feito não só em seu nome e do Governo, mas em nome de todos os Profissionais de Saúde que estão na linha da frente no combate e que não podem ser deixados sozinhos.
“Não é só a Ministra da Saúde que está aqui a falar, são todos os Profissionais de Saúde que estão aqui a trabalhar e que também gostariam de estar com as suas famílias, gostariam de ter tido férias, gostariam de ter tido descanso e que nos dizem que não pode haver esta diferença, entre o que uns estão a passar e o que outros estão a demonstrar”, sublinhou.
E acrescentou: “toda a gente está a fazer sacrifícios, mas precisamos de nos esforçar mais como comunidade para garantir que se separaram as cadeias de transmissão, porque senão não há sistema de saúde que aguente”.
Em Portugal, já morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de Covid-19 confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal foi esta semana o Estado-Membro da União Europeia (UE) com o número mais elevado de novos casos diários de Covid-19 por milhão de habitantes (1.074), de acordo com o repositório online Our World in Data, da Universidade Oxford, tendo registado no passado sábado, dia 16 de janeiro, 10.947 novos casos diários de Covid-19 e 166 óbitos.
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 2.103.335 óbitos resultantes de mais de 98 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas também há registo de pelo menos 70.616.618 doentes recuperados da doença.