Última hora

Ministra da Saúde diz que vacinação contra a Covid-19 a profissionais foi “escolha pragmática”

27 Dezembro 2020
Ministra da Saúde diz que vacinação contra a Covid-19 a profissionais foi “escolha pragmática”
País
0

A Ministra da Saúde reiterou hoje, no Porto, que vacinar contra a Covid-19 em primeiro lugar os profissionais de saúde foi uma “escolha pragmática” e que em janeiro arranca o programa de vacinação em estruturas para idosos.
“[Foi] uma escolha pragmática num momento que é apenas um primeiro momento de uma fase. Recebemos vacinas ontem [sábado] e vamos receber mais vacinas amanhã [segunda feira] e vamos receber mais vacinas nas quatro semanas de janeiro. Estimamos que nessas semanas de janeiro passemos das vacinações a profissionais de saúde para as vacinações a estruturas residenciais para idosos”, disse Marta Temido.
A Ministra da Saúde, que falava no Porto, onde hoje arrancou o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 com o médico infecciologista António Sarmento, disse que quanto aos lares “o trabalho está avançado”, mas não se comprometeu com datas específicas.
“Em janeiro”, repetiu a Ministra da Saúde Marta Temido, quando questionada pelos jornalistas.
Portugal contabiliza hoje mais 63 mortes relacionadas com a Covid-19 e 1.577 novos casos de infeção com o novo coronavírus SARS-CoV-2, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica ainda que estão internada 2.870 pessoas, mais 80 do que no sábado, das quais 504 em cuidados intensivos, menos nove do que no dia anterior.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.619 mortes e 394.573 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 68.208, menos 1.561 do que no sábado.
Mais de 80 milhões de casos de infeção com o novo coronavírus SARS-CoV-2, incluindo 1,76 milhões de mortes, foram registados em todo o mundo desde o início da pandemia, há um ano, quando o vírus foi descoberto em Wuhan, na China.
Segundo dados fornecidos pelas autoridades de saúde às 08:00 TMG (mesma hora em Lisboa), foram registados um total de 80.145.185 casos e 1.756.060 mortes.