Última hora

Elisa Ferraz diz que ação do PS de Vila do Conde “põe em causa a integridade do Governo”

15 Dezembro 2020
Elisa Ferraz diz que ação do PS de Vila do Conde “põe em causa a integridade do Governo”
Política
0

O Ministério do Ambiente vai investir cerca de 3 milhões de euros em obras de estabilização da orla costeira de Vila do Conde, anunciou esta segunda feira a Concelhia local do Partido Socialista (PS).
As intervenções, que contemplam a freguesia de Árvore e a marginal urbana da cidade de Vila do Conde, foram divulgadas na sequência de um pedido de esclarecimento feito à tutela pelo grupo parlamentar do PS, que em outubro teve os seus deputados eleitos pelo círculo do Porto a visitarem os locais.
Na freguesia de Árvore, a intervenção projetada pelo Governo, com um valor de 1,6 milhões de euros, vai incidir na proteção e reabilitação da defesa aderente da praia local, que tem vindo a perder largura por ação da agitação marítima.
Segundo informou o Ministério do Ambiente aos parlamentares do PS, o concurso para empreitada será lançado ainda neste mês de dezembro, para que a intervenção, com um prazo estipulado de 330 dias, possa estar concluída em novembro de 2021.
Já na marginal urbana de Vila do Conde, que também necessita de uma intervenção para a proteção e reabilitação do sistema costeiro, está previsto um investimento de 1,3 milhões de euros.
Para o efeito, será aberto um Aviso-Convite dirigido à APA [Agência Portuguesa do Ambiente], que se assumirá como a entidade a conduzir a empreitada, e cuja candidatura não deverá ultrapassar o mês de janeiro de 2021. A intervenção na marginal vilacondense tem um prazo máximo de execução fixado em dois anos, de modo a que esteja pronta no final de 2022.
A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, diz que ação do PS vilacondense pôs em causa “a integridade do Governo” e acusa os socialistas locais de “um populismo absurdo e patético”.
Em causa estão as obras na marginal da cidade de Vila do Conde e da freguesia de Árvore, anunciadas como conquista pelos deputados socialistas.
“Um populismo absurdo e patético” de quem se quis “apoderar” do trabalho feito ao longo de anos, que põe em causa a “integridade do Governo”, retratado como “permeável” às influências “de alguns”.
“Põe em causa a integridade do Governo (…) Pode ser perigosamente entendido como uma perniciosa influência que só alguns têm acesso”, sublinhou, na manhã desta terça feira, em conferência de imprensa, Elisa Ferraz.
A autarca lembra que, desde novembro de 2017, que a Câmara Municipal tem vindo a alertar para o perigo da marginal de Vila do Conde, onde o enrocamento já ruiu, e em Árvore, onde o muro caiu três vezes, só entre 2018 e 2019.
A ação tomada como conquista pelos deputados socialistas de Vila do Conde, diz Elisa Ferraz, “é a negação do sistema democrático e o desrespeito pelo povo que elegeu legitimamente os seus representantes”.