Última hora

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apresenta plano de investimentos de 217ME para dez anos

29 Outubro 2020
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apresenta plano de investimentos de 217ME para dez anos
Local
0

A Câmara da Póvoa de Varzim apresentou um Plano Estratégico de desenvolvimento para o concelho, que prevê um investimento de 217 milhões de euros, entre 2020 e 2030, captados através de fundos da Comunidade Europeia.
O documento aponta como eixos da ação fundamentais a “Coesão Social, a Vitalidade Económica, a Sustentabilidade Ambiental e a Cooperação Institucional, Externa e Digital”, e, segundo o presidente da autarquia poveira, é um “plano ambicioso, mas de acordo com as necessidades do concelho”.
“Fomos desafiados a apresentar o nosso contributo para o novo plano de desenvolvimento do país pós-Covid [19] e desenvolvemos um conjunto de prioridades para a próxima década, com uma média de investimento de 20 milhões de euros por ano, dentro do que é disponibilidade financeira dos fundos europeus posta ao serviço do país”, disse Aires Pereira.
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim acredita que este projeto, que admite ser moldável consoante as contingências, “responde às necessidades do concelho e prepara-o para os desafios que virão”, falando na necessidade dos “municípios criarem oportunidades para captarem os investimentos disponíveis”.
“Através dos fundos comunitários, Portugal, ao longo dos últimos anos, teve uma média de investimentos anuais de 2 mil milhões de euros. Percebemos que o que foi posto agora ao serviço do país quase triplica este investimento. Com ambição, e face aos recursos que existem, temos de refletir muito bem o que pretendemos para o desenvolvimento do país e dos concelhos nesta nova era”, analisou o autarca.
Aires Pereira lembrou que os apoios da Comunidade Europeia “não servem apenas para fazer grandes obras públicas, como aeroportos ou linhas férreas, mas têm de chegar às pessoas para resolver problemas imediatos”, garantindo o esforço da Câmara Municipal para “apoiar a comunidade”.
“O Governo apelou que, até ao final do ano, todos os que tivessem interessados deviam dar os seus contributos. Entendi que esta é a altura para o fazermos, reunindo opiniões de pessoas de outros partidos, porque o importante é termos um documento abrangente para o nosso rumo de vida partilhado”, disse o autarca, eleito pelas listas do PSD.
Além das vertentes da Saúde, Habitação, Inclusão, Educação, Cultura, Desporto, o Plano Estratégico da Póvoa de Varzim para 2020-2030, abrange também apoios a pequenas e Médias Empresas, o Turismo, Industrialização, Mar, Agricultura, Mobilidade, Reabilitação Urbana, Eficiência Energética, Espaços Verdes e Meio Ambiente ou Bem-estar Animal.