Última hora

Rio Ave surge com novo timoneiro e objetivo de superar prestação histórica na I Liga 2020/21

16 Setembro 2020
Rio Ave surge com novo timoneiro e objetivo de superar prestação histórica na I Liga 2020/21
Desporto
0

O Rio Ave entra na edição 2020/21 da I Liga portuguesa de futebol com o ambicioso objetivo de superar a melhor marca pontual da história do clube, alcançada na época passada, e repetir a qualificação para as provas europeias.
A meta foi traçada pelo novo técnico dos vilacondenses, o português Mário Silva, que chegou dos espanhóis do Almeria, recebendo como herança do seu antecessor Carlos Carvalhal, que rumou para o Sporting de Braga, um histórico registo de 55 pontos, que deu direito ao quinto lugar no campeonato, e uma vagas nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
O desafio de Mário Silva nesta nova era do Rio Ave fica dificultado com perda de dois elementos preponderantes na época passada, após a saída do iraniano Taremi para o FC Porto, depois de ter apontado 21 golos em 37 jogos, e do extremo Nuno Santos, para o Sporting.
Apesar de serem importantes ativos em termos desportivos, os dois jogadores renderam aos cofres do emblema vilacondense cerca de oito milhões de euros com as suas transferências, uma cifra considerável tendo em conta que o orçamento anual do clube ronda os 10 milhões de euros.
Para colmatar essas duas saídas, e outras não tão expressivas, como do guarda-redes Paulo Vítor (Desportivo de Chaves), Diogo Figueiras e Al Musrtati (Sporting de Braga) ou Najdack (Grasshoppers), o conjunto de Vila do Conde fez algumas contratações.
Destaque para as chegadas do médio Francisco Geraldes, do Sporting, e do avançado André Pereira, do FC Porto, mas também para os empréstimos garantidos do defesa português Ivo Pinto, do Dínamo Zagreb, e do médio japonês Ryotaro Meshino, no Manchester City.
Apesar dessas mexidas, o trunfo do Rio Ave parece continuar a ser manutenção da base da equipa, pautada pela experiência de elementos como Kieszek, Santos, Filipe Augusto, Tarantini, Diego Lopes ou Carlos Mané.
A adaptação do grupo às novas ideias do técnico Mário Silva foi ensaiada em três jogos de preparação feitos nesta pré-epoca, frente a Marítimo (empate), Paços de Ferreira (triunfo) e Nacional (derrota).
Estes desafios serviram de teste para estreia competitiva da equipa, já esta quinta feira, na segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa, fora de casa, frente aos bósnios do FK Borac.
Caso supere esta ronda, disputada a uma só mão, o Rio Ave já sabe que, na fase seguinte, irá medir forças com os turcos do Besiktas, também fora de casa.
A estreia na edição 2020/21 do campeonato está marcada domingo, no terreno do Tondela.