Última hora

OMS espera aumento de mortes devido à Covid-19 na Europa em outubro e novembro próximos

14 Setembro 2020
OMS espera aumento de mortes devido à Covid-19 na Europa em outubro e novembro próximos
Política
0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera um aumento no número de mortes por Covid-19 na Europa durante os meses de outubro e novembro, que serão “mais duros” por causa da pandemia, revelou o diretor regional da organização para a Europa.
“Vai ficar mais difícil. Em outubro e novembro veremos uma mortalidade maior”, disse Hans Kluge em entrevista à Agence France-Presse (AFP), quando o número de casos registados disparou no velho continente, mas com um número de mortos diário quase estável.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento do número de mortes diários deve-se ao crescimento dos casos em função da retomada da epidemia na Europa.
“Estamos numa altura em que os países não querem ouvir este tipo de más notícias, e eu compreendo”, disse o diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, que, no entanto, quis enviar “a mensagem positiva” de que a pandemia “vai parar, num momento ou noutro”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa reúne hoje e na terça feira os seus cinquenta Estados-membros para discutir a resposta à pandemia e acordar uma estratégia de cinco anos.
O alto funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) avisou ainda os que acreditam que o fim da epidemia coincidirá com o desenvolvimento de uma vacina, ainda em andamento: “eu ouço o tempo todo: “a vacina vai acabar com a epidemia”. Claro que não!”, afirmou Hans Kluge.
“Não sabemos nem se a vacina será eficaz em todas as camadas da população. Alguns sinais que estamos a receber é que será eficaz para uns, mas não para outros”, sublinhou o médico belga, acrescentando: “e se de repente tivermos que desenvolver vacinas diferentes, que pesadelo logístico”.
“O fim desta pandemia será quando, como comunidade, aprendermos a conviver com ela. E isso depende de nós. É uma mensagem muito positiva”, disse.
O número de casos na Europa tem aumentado de forma acentuada há várias semanas, especialmente em Espanha e em França. Na sexta feira, mais de 51.000 novos casos foram notificados nos 55 países da Organização Mundial da Saúde Europa, mais do que os picos registados em abril.