Última hora

Eleições primárias no PS de Vila do Conde vão “fazer história na democracia em Portugal”

21 Setembro 2020
Eleições primárias no PS de Vila do Conde vão “fazer história na democracia em Portugal”
Política
0

As inéditas eleições primárias que o PS de Vila do Conde vai promover para escolher o candidato do partido à Câmara Municipal estão agendadas para 15 de novembro e, segundo os responsáveis socialistas, “podem fazer história no país”.
A iniciativa, promovida pela Comissão Política Concelhia de Vila do Conde, vai ser a primeira em que o PS abre a escolha do seu candidato a uma autarquia aos militantes e simpatizantes, num processo semelhante ao que levou António Costa a ser eleito como secretário-geral do partido, em 2014.
“Esta é uma iniciativa que vai fazer história na democracia em Portugal. É a primeira vez que um partido do arco da governação promove num município eleições primárias para designar o seu candidato à Câmara Municipal”, partilhou Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS, entidade que vai organizar o sufrágio.
O responsável garante que “todos no PS olham com grande expectativa para o resultado e participação destas eleições primárias em Vila do Conde”, apontando que, em caso de uma resposta positiva dos cidadãos, o processo poderá ser replicado em outros municípios.
“Admito que Vila do Conde pode fazer história inaugurando um processo de escolha de candidatos do PS que venha a ser adotado em muitos outros municípios. Teremos, no final, de fazer essa avaliação”, completou Manuel Pizarro.
Tal como os votantes, também os candidatos a estas eleições podem ser militantes e simpatizantes do partido, tendo de apresentar as suas candidaturas até 30 dias antes do sufrágio, subscritas por, pelo menos, 75 militantes do PS de Vila do Conde, junto de uma comissão eleitoral independente constituída para o efeito.
“Com este processo, o PS coloca Vila do Conde na liderança da democracia local em Portugal, dando um estímulo à cidadania. Daremos a garantia do absoluto respeito democrático por todos candidatos, com uma comissão eleitoral completamente isenta e rigorosa”, vincou Manuel Pizarro.
Neste momento, há já um candidato confirmado, o atual presidente da Concelhia do PS de Vila do Conde, Vítor Costa, que quando se propôs a assumir o cargo apresentou como condição que o candidato do partido para as Eleições Autárquicas de 2021 fosse escolhido através deste método.
“Queremos que o PS seja um partido aberto a todos os vilacondenses e que na Câmara Municipal todos possam ter uma voz ativa. Este será um projeto participativo e transparente, que surge como uma resposta às dificuldades que os partidos vão sentindo com a falta de participação dos cidadãos na política”, analisou Vítor Costa.
Apesar de ser também candidato, o líder do PS Vila do Conde garantiu que, seja qual for o resultado destas eleições primárias, a concelhia do partido, e o seu presidente, dará ao vencedor e consequente candidato à autarquia “todo o apoio entusiástico e envolvimento no trabalho”.
“Espero que seja um processo participado, e um convite aos militantes e simpatizantes para apresentaram as suas ideias para o partido e para Vila do Conde. É do confronto político e democrático que a nossa democracia e o concelho ficarão mais ricos”, completou Vítor Costa.
Para participar nestas eleições primárias, os simpatizantes do PS têm de ser eleitores em Vila do Conde e inscreverem-se através de formulário que está disponível nas plataformas digitais na internet do PS de Vila do Conde ou da Federação Distrital do Porto do partido, podendo, também, fazê-lo nas instalações físicas das duas entidades.
O Partido Socialista governou o município de Vila do Conde entre 1976 e 2017, ano em que o Movimento Independente Nós Avançamos Unidos (NAU), liderado pela atual presidente de Câmara, Elisa Ferraz, venceu as eleições e remeteu o PS para força política da oposição, agora a segunda com mais representatividade no concelho.