Última hora

Partido Socialista de Vila do Conde escolhe candidato à Câmara através de eleições diretas

10 Julho 2020
Partido Socialista de Vila do Conde escolhe candidato à Câmara através de eleições diretas
Política
0

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) de Vila do Conde anunciou esta quinta feira que o candidato do partido à câmara municipal local, nas próximas autárquicas, vai ser escolhido através de uma eleição direta, com a participação de militantes e simpatizantes.
Segundo o presidente do PS de Vila do Conde, este processo para escolher o cabeça-de-lista à liderança da autarquia, através de uma eleição direta, “nunca foi feito a nível local pelo PS nem por qualquer outro partido”, considerando que será “um exemplo de democracia”.
“Entendo que para um cargo tão importante como é um presidente da câmara, o candidato do PS deve ser escolhido por militantes e simpatizantes, através de uma eleição direta. Isto é, por todos os vilacondenses que se sintam próximos do partido. Já apresentei a proposta para o Secretariado Nacional do PS, e foi aceite”, revelou Vítor Costa.
O líder dos socialistas vilacondenses lembrou que o atual Primeiro-Ministro, António Costa, foi eleito como candidato do PS para o cargo pelo mesmo método, considerando o procedimento um “ato livre, direto e justo”.
Vítor Costa assumiu que vai ser um dos candidatos a apresentar-se neste sufrágio interno do PS de Vila do Conde, almejando liderar o projeto do partido para as Eleições Autárquicas de 2021.
“Com humildade e coragem entrarei nestas eleições diretas, mas o PS de Vila do Conde tem outros bons quadros que, caso o entendam, devem avançar. Somos um partido com muitos valores, e caso não seja escolhido, vou dar todo o meu apoio a nosso candidato às Autarquias em 2021”, garantiu Vítor Costa.
O líder dos socialistas vilacondenses apontou que estas eleições diretas devem acontecer “entre outubro e novembro”, explicando que a Federação Distrital do PS vai supervisionar o processo.
“Logo que possível, será constituída uma comissão eleitoral, que vai fazer um regulamento, que será formalmente apresentado à Federação Distrital do Partido, para aferir a lisura de todo o processo nomeadamente nos cadernos eleitorais”, explicou Vítor Costa.
O responsável lembrou que o partido “já contempla a figura de simpatizante”, esperando uma grande participação de todos os vilacondenses que sintam uma ligação ao PS.
“Será um grande desafio à nossa comunidade e um passo exemplar na democracia participativa. Teremos um candidato à Câmara com maior legitimidade do que se fosse apenas escolhido pela comissão política”, disse Vítor Costa.
Nas últimas Eleições Autárquicas, e após várias décadas no poder, o PS deixou de liderar os destinos da Câmara Municipal de Vila Conde, que agora são conduzidos pelo Movimento Independente NAU, comandado por Elisa Ferraz.