Última hora

São João de Vila do Conde é em casa

6 Junho 2020
São João de Vila do Conde é em casa
Local
0

Antes do arranque oficial da época balnear em Vila do Conde, há sempre o São João, este ano assinalado de forma bem diferente nas iniciativas promovidas pela autarquia.
Todos os eventos que impliquem aglomerados de pessoas foram cancelados, nomeadamente os espetáculos musicais, procissões, e outras atividades típicas, mas foi preparado um programa sob o lema “Em casa fazemos a festa”, que contempla a transmissão de eventos dos anos anteriores através de plataformas digitais.
A autarquia vilacondense não pretende, ainda assim, que as celebrações do Santo padroeiro da cidade passem despercebidas, e instalou algumas iluminações nas ruas, onde também haverá música ambiente, uma pequena sessão simbólica de fogo de artifício e a instalação de um número reduzido das típicas cascatas são-joaninas.
As esplanadas e os estabelecimentos de restauração e bebidas terão o horário de funcionamento restringindo para evitar o ajuntamento de pessoas.
O São João é para festejar em casa. Foi este o apelo de Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, na conferência dada esta sexta feira aos jornalistas, nos passos do concelho. Com o mote “Em casa fazemos a festa”, a autarquia vilacondense preparou algumas iniciativas para serem vistas em plataformas digitais, onde pretende fazer recordar a tradição das festas com a passagem de filmagens dos anos anteriores das atuações dos ranchos do Monte e da Praça.
Elisa Ferraz deu a conhecer o programa possível, dentro das limitações e regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), em época de pandemia, esclarecendo que “algumas ruas vão ter iluminações para marcar uma festa dos vilacondenses. Os edifícios públicos também foram decorados de forma simples” e apelou às pessoas para decorarem as suas casas e varandas com motivos de São João.
Elisa Ferraz revelou que a tradicional ida à praia não vai acontecer “para evitar ajuntamentos de pessoas”, no entanto vão ser montadas cascatas dos Ranchos do Monte e da Praça, assim como uma interior nos Paços do Concelho, criada pelos funcionários da autarquia.