Última hora

Visitas a Lares de Idosos retomadas a 18 de maio com agendamento prévio e número limitado

12 Maio 2020
Visitas a Lares de Idosos retomadas a 18 de maio com agendamento prévio e número limitado
País
0

As visitas aos lares de idosos vão ser retomadas em 18 de maio, mas vão estar sujeitas a agendamento prévio e, numa fase inicial, vão ser limitadas ao máximo de uma visita por semana e por utente.
Numa informação publicada no seu sítio da Internet, a Direção-Geral da Saúde (DGS) refere que este limite de um visitante por utente uma vez por semana poderá ser ajustado mediante as condições da Instituição e a situação epidemiológica observada na zona onde o lar está localizado.
As visitas vão ter um tempo limitado, não devendo exceder os 90 minutos, acrescenta a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a retoma das visitas a Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) prevê que as Instituições garantam o agendamento prévio das visitas, para que possa ser garantida higienização entre visitas e a manutenção do distanciamento físico apropriado.
A Instituição terá ainda de organizar um registo de visitantes, com indicação da data, hora, nome, contacto e residente visitado.
Os visitantes terão de “utilizar máscara, preferencialmente cirúrgica, durante todo o período de permanência na Instituição”, ficando ainda impedidos de levar objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos aos utentes.
Portugal entrou no passado dia 3 de maio para Estado de Calamidade Pública devido à pandemia de Covid-19, depois de três períodos consecutivos em Estado de Emergência, desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.