Última hora

Vila do Conde desafia população a celebrar 25 de Abril e a cantar em casa “Grândola, Vila Morena”

23 Abril 2020
Vila do Conde desafia população a celebrar 25 de Abril e a cantar em casa “Grândola, Vila Morena”
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde desafiou a população a gravar, em casa, um vídeo a interpretar o tema “Grândola, Vila Morena”, para ser integrado nas comemorações do 25 de Abril promovidas pela autarquia.
Os vídeos que forem enviados pelos vilacondenses para os meios digitais da Câmara serão, posteriormente, compilados num trabalho final, que será difundido, às 00:20 do dia 25 de abril, nas plataformas de comunicação da autarquia na Internet.
“Apesar de não podermos ir para as ruas mostrar a nossa alegria e celebrar os valores de Abril, devido a esta pandemia, sentimos que não podíamos deixar de comemorar este momento e encontramos soluções alternativa, aproveitando a tecnologia para divulgar a poesia e as canções”, disse Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Em paralelo, está a ser organizado um espetáculo virtual apelidado “Sentir Abril”, da autoria de João Rei Lima com rearranjos e interpretações musicais de canções emblemáticas associadas à Revolução dos músicos Paulo Praça, André Lima e Pedro Zappa, que será transmitido, também na Internet, no dia 24 de abril às 23:50.
Elisa Ferraz lembra que o município sempre assinalou as comemorações do 25 de Abril com “momentos de confraternização concelhia através de iniciativas desportivas, culturais e institucionais” e pretende que, apesar das contingências provocadas pela pandemia de Covid-19, a data seja igualmente celebrada.
“Este ano, apesar das circunstâncias, a data será comemorada com atos simbólicos que queremos que honrem a memória da instauração da democracia e da devolução a todos os portugueses desse bem inestimável que é a liberdade. Através da tecnologia, estaremos unidos num espírito de união e de solidariedade que Abril potenciou”, completou Elisa Ferraz.
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de Estado de Emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 2 de maio prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais”.