Última hora

PSD de Vila do Conde propõe que verba das festas de São João passe para combate à Covid-19

7 Abril 2020
PSD de Vila do Conde propõe que verba das festas de São João passe para combate à Covid-19
Política
0

A comissão concelhia do PSD de Vila do Conde propôs que a Câmara Municipal local destine as verbas alocadas às festas de São João, entretanto canceladas, para o combate à pandemia da Covid-19.
Os social-democratas de Vila do Conde, força de oposição no concelho, reconhecem que o cancelamento das festividades, anunciada na passada sexta feira pela autarquia, foi uma decisão “sensata e em tempo oportuno”, mas querem que o dinheiro que estava destinado à programação seja usado para “a aquisição de testes, equipamento de proteção individual, apoio à população em situação mais frágil e às IPSS”.
“Apesar do valor habitualmente transferido para a Comissão de Festas seja significativo – 250 mil euros -, será certamente insuficiente para responder à crise sanitária que enfrentamos e à crise económica que se lhe seguirá. Manifestamos a disponibilidade para colaborar numa revisão ao orçamento municipal, de modo a dotar a câmara dos recursos necessários para enfrentar as atuais circunstâncias”, pode ler-se num comunicado enviado pelo PSD de Vila do Conde.
A comissão política concelhia do PSD de Vila do Conde considerou, ainda, ser “urgente” que a Câmara Municipal comunique à comunidade escolar, “como vai atuar no início do 3.º período, no que concerne às refeições dos alunos com escalão A” e se dará apoio às escolas para implementar medidas de ensino à distância.
O PSD de Vila do Conde pediu, ainda, esclarecimentos sobre possíveis “reduções ou isenções no pagamento do IMI, IRS, derrama e tarifário da água” aos munícipes e requisitado “um aumento da fiscalização através das forças de segurança a quem não cumpre o isolamento social”.
O PSD de Vila do Conde sugeriu, por fim, a “constituição imediata de um gabinete de crise, com coordenação da presidente de câmara, e envolvendo todas as forças políticas com assento nos órgãos municipais, dotado de poderes para preparar medidas e acompanhar a sua execução”.
Numa reação a estes pedidos do PSD de Vila Conde, a Câmara Municipal garantiu que “desde a primeira hora esteve no combate às consequências sociais e económicas provocadas pela Covid-19”.
“A Câmara Municipal tem dado uma resposta antecipada e pronta aos problemas provocados pela pandemia, seguindo todas as questões de muito perto e implementando inúmeras medidas de apoio à população e tecido económico, com especial cuidado com os mais vulneráveis. Tudo isto representa um considerável investimento, mas que nesta fase não interessa quantificar. As pessoas são a prioridade, não a política”, afirmou a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz.
No relatório de 7 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 49 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 33 na Póvoa de Varzim, perfazendo 82 na região. Em Portugal há 12.442 casos de pessoas infetadas, 99.730 suspeitos, 1180 internados, 271 dos quais em cuidados intensivos, 345 óbitos e 184 recuperados. O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.