Última hora

Câmara Municipal da Póvoa de Varzim iniciou serviço diário de desinfeção de contentores

20 Março 2020
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim iniciou serviço diário de desinfeção de contentores
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim iniciou “o serviço de desinfeção diária de contentores, ecopontos e áreas envolventes, assim como desinfeção de áreas propícias a maior movimentação de pessoas, como entradas de super e hipermercados, entradas de farmácias, mercado municipal, áreas de comércio, praças e bancos de jardim”, informou a autarquia poveira em comunicado.
“O serviço irá decorrer diariamente enquanto se prolongar a situação de pandemia por COVID-19 em toda a cidade e nas freguesias, com o apoio das Juntas de Freguesia”, diz o comunicado da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
“A desinfeção segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o SARS e o MERS (dois coronavírus da mesma família), onde se recomenda a desinfeção de ambientes com o hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogénio ou álcool”, continua a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em comunicado.
“Pede-se a compreensão e colaboração da população na implementação desta medida que visa reduzir o risco de contágio por coronavírus, mantendo-se afastados aquando do processo de desinfeção uma vez que, apesar dos produtos utilizados não serem nocivos para a saúde poderão provocar manchas na roupa”, frisa o comunicado da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
“O serviço tem início fora das horas de maior presença das pessoas na rua, no entanto, irá prolongar-se para além desses horários”, termina a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em comunicado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o estado de emergência na passada quarta feira – aprovado pelo parlamento, depois de parecer favorável do executivo – que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como um “inimigo da Humanidade”, detetado inicialmente na cidade de Wuhan, na República Popular da China, em dezembro de 2019.
“Este coronavírus representa uma ameaça sem precedentes. Mas também é uma ocasião sem precedentes para unirmo-nos contra um inimigo comum, um inimigo da Humanidade”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa videoconferência a partir de Genebra, na Suíça.