Última hora

Isaac Braga abandona NAU “desiludido” com Elisa Ferraz e manifesta apoio ao socialista Vítor Costa

14 Fevereiro 2020
Isaac Braga abandona NAU “desiludido” com Elisa Ferraz e manifesta apoio ao socialista Vítor Costa
Política
0

Isaac Braga desvinculou-se esta sexta feira do movimento de cidadãos Nós Avançamos Unidos (NAU) e declarou apoio ao socialista Vítor Costa.
O enfermeiro que em 2017 aceitou ser candidato pelo Movimento Nós Avançamos Unidos (NAU), de Elisa Ferraz, à Junta de Freguesia de Vila do Conde, afirmou esta sexta feira, 14 de fevereiro de 2020, em conferência de imprensa que “acreditava que era possível fazer diferente mas, a pouco e pouco, a expectativa passou a desilusão”.
O atual presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, Isaac Braga, eleito em 2017 pelo movimento de cidadãos Nós Avançamos Unidos (NAU), de Elisa Ferraz, demarcou-se das políticas da atual presidente de Câmara Municipal de Vila do Conde, anunciando esta sexta feira que: “me afasto de vez do movimento NAU, que se apresentou como inovador, mas que se esgotou rapidamente”.
Perante os jornalistas, Isaac Braga garantiu que foi ignorado pela presidente de Câmara e “está desiludido”, considerando que Elisa Ferraz tem atuado de uma forma altiva, “que considero ofensiva”, para com a Junta de Freguesia, que vai continuar a liderar até ao final do mandato, outubro de 2021, sem colocar a hipótese da demissão do cargo.
“Em vez de apoiar e ajudar na nossa tarefa, antes a ignorava. Quantas vezes tentei falar com a Câmara sem me devolverem as chamadas? Muitas. Quantas vezes a Câmara decidiu sobre a freguesia de Vila do Conde, não convidando a Junta a marcar presença, em assuntos em que esta era também parte? Muitas. Na realidade, a Câmara tratou a Junta com uma altivez que eu considero ofensiva”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde.
Isaac Braga revelou que para a tomada de decisão conta com o apoio da maioria dos membros do executivo e da assembleia de freguesia afetos ao movimento de cidadãos Nós Avançamos Unidos (NAU), mas que não a transmitiu pessoalmente “à Dr.ª Elisa Ferraz porque não atendeu os telefonemas e ela se encontrar fora de Vila do Conde”.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, que frisou não ser filiado em qualquer força política, assumiu a intenção de integrar o novo projeto político do socialista Vítor Costa, “de quem sou muito amigo”, reservando, ainda, uma decisão quanto ao cargo político futuro para mais tarde.
Isaac Braga admite ter sido contactado pelo PSD, de Pedro Soares, e pelo PS, de Vítor Costa, mas a única coisa com que se compromete, a título independente, com o apoio da maior parte do seu executivo da Junta de Freguesia de Vila do Conde, é a cumprir o resto do mandato com o projeto que tem.
Isaac Braga afirmou que, até ao final do mandato, outubro de 2021, vai “continuar a trabalhar com toda a dedicação em espírito de missão e entrega”.