Última hora

Candidato à Federação do PS Porto José Ribeiro quer conquistar todas as câmaras do distrito

17 Fevereiro 2020
Candidato à Federação do PS Porto José Ribeiro quer conquistar todas as câmaras do distrito
Política
0

O presidente da Câmara Municipal de Valongo e candidato à Federação Distrital do PS Porto, José Manuel Ribeiro, anunciou, no passado sábado, aquando da sua apresentação à liderança da Federação Socialista, ter como meta conquistar todas as câmaras municipais do distrito do Porto nas próximas Eleições Autárquicas.
O autarca de Valongo assumiu a importância do Partido Socialista em conquistar a Câmara do Porto, defendeu que a Federação Distrital tem que se libertar de uma vez por todas “da agenda do atual presidente da Câmara Municipal do Porto”, assumindo que esta agenda tem condicionado “tudo e todos” e também o próprio partido na Área Metropolitana.
Falando na Área Metropolitana, José Manuel Ribeiro afirmou que num momento em que parecem estar disponíveis para uma parte da Área Metropolitana do Porto mil milhões de euros e em que vão estar em causa novas linhas de Metro e de Metro Bus, o partido tem que pensar em conjunto uma rede de radiais e de circulares que sirva melhor os cidadãos nos seus fluxos pendulares quotidianos.
“Num momento em que parece estarem disponíveis para uma parte da Área Metropolitana mil milhões de euros, num momento em que vão estar em causa novas linhas de Metro e de Metro Bus, temos de pensar em conjunto, políticos e cidadãos, autarcas e investigadores universitários, especialistas e cidadãos comuns, como é que organizaremos uma rede de radiais e de circulares que sirva melhor os cidadãos nos seus fluxos pendulares quotidianos.
Como tenho defendido, temos de integrar a Linha de Leixões – que já está feita e que todos os dias funciona – nesse debate. A Federação do PS do Porto não pode passar ao lado do debate estratégico sobre a importância da Ferrovia”, salientou José Manuel Ribeiro.
José Manuel Ribeiro revelou, ainda, a importância da região do Tâmega e Sousa no contexto regional, assumindo como prioridade mobilizar a sociedade civil, o tecido económico e o país político para a necessidade de construir uma Operação Integrada de Desenvolvimento para os Vales do Tâmega e Sousa.
“A Federação do PS Porto tem de assumir como prioridade mobilizar a sociedade civil, o tecido económico e o país político para a imperativa necessidade de construir uma Operação Integrada de Desenvolvimento para os vales do Tâmega e do Sousa – a exemplo do que fez no passado no Norte Alentejano e, com mais sucesso, na Península de Setúbal e no Vale do Ave.
Não é só para a Área Metropolitana que se devem anunciar 1000 milhões é também para o interior do distrito que têm que se anunciar milhões, porque é com dinheiro que se resolvem os problemas das pessoas”, disse José Manuel Ribeiro.
“Nas próximas autárquicas, o nosso objetivo é conquistar todas as câmaras do distrito para que sejam governadas com a marca humanista e reformista do Partido Socialista. Será assim, também, com a cidade do Porto. Como disse Fernando Gomes, “a cidade do Porto não é uma cidade qualquer, é a cabeça de uma região” e sem o Porto dificilmente temos um projeto metropolitano. E ele – que foi o último candidato socialista a conquistar a presidência da Câmara do Porto – disse também que, “no Porto, quando concorremos, não é para ficar em segundo”, disse José Manuel Ribeiro.