Última hora

APA anuncia investimento de 27 M€ em intervenções para proteger o litoral de Portugal

7 Janeiro 2020
APA anuncia investimento de 27 M€ em intervenções para proteger o litoral de Portugal
País
0

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou o investimento de cerca de 27 milhões de euros em 11 intervenções de proteção do litoral a realizar nas cinco regiões hidrográficas.
As intervenções vão ser realizadas no âmbito de sete candidaturas aprovadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Segundo a APA, na região Norte está previsto um investimento de cerca de 855 mil euros na proteção e reabilitação da defesa da marginal da praia de Árvore, no concelho de Vila do Conde, numa extensão total de aproximadamente 70 metros, após os danos significativos que resultaram das tempestades Emma e Gisele, em 2018.
A Região Centro terá cinco intervenções no âmbito da candidatura “Ações de Proteção do Litoral na região Centro – Cortegaça/Vieira”, num investimento total de cerca de 5,2 milhões de euros.
Estas intervenções pretendem proteger, recuperar e estabilizar das dunas a norte do esporão sul de Cortegaça, em Ovar, entre a praia da Barra e a da Costa Nova, em Ílhavo, e entre a praia de Quiaios e Murtinheira, na Figueira da Foz.
Pretendem ainda reabilitar e manter a defesa aderente em Ílhavo e o reforço, a reabilitação dos molhes a sul e a norte da foz do rio Liz e a requalificação da marginal da praia da Vieira, na Marinha Grande, acrescentou.
Ainda na região Centro, serão investidos cerca de 19 milhões de euros no combate à erosão nas praias entre a Cova Gala e Lavos, no âmbito da candidatura “Alimentação artificial de praia no troço costeiro a sul da Figueira da Foz (Cova-Gala – Costa de Lavos)”.
Segundo o organismo, esta intervenção prevê “o aproveitamento das areias provenientes das dragagens na barra da Figueira da Foz para recarga da praia e reforço do cordão dunar a sul do esporão n.º 5 da Cova Gala”.
Na Região do Tejo e Oeste vão ser investidos cerca de 1,1 milhões de euros na recuperação do cordão dunar das praias da Cova de Alfarroba, Baía e Baleal Campismo e na estabilização da arriba do Porto da Areia Sul, ambas no concelho de Peniche.
Estas duas ações pretendem promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.
No Alentejo, a APA vai investir cerca de 160 mil euros na demolição de uma construção ilegal localizada em Domínio Público Marítimo e em zona de risco na praia de Galapos, em Setúbal.
Esta intervenção vai ainda “remodelar o atual acesso público à praia de Galapos, que atualmente não permite a circulação de veículos até ao areal, o que assume especial relevância no eventual socorro de pessoas em situações de emergência, e visa ainda a proteção do litoral, antecipando riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas”, acrescentou a APA.
Para o Algarve estão previstas duas intervenções, com um valor total de cerca de 1,35 milhões euros, no âmbito de duas candidaturas aprovadas pelo POSEUR, uma para a praia do Vau e outra para a de Vila do Bispo.
Na praia do Vau, no concelho de Portimão, a intervenção “Migração sedimentar para a praia do Vau” pretende alargar o areal do troço costeiro entre as praias do Vau e da Rocha, “de forma a aumentar a área disponível para os utilizadores das praias fora das faixas de risco das arribas”.
Em Vila do Bispo a intervenção “Estabilização da arriba contígua ao baluarte poente da Fortaleza de Sagres” tem como objetivo “estabilizar um bloco rochoso, que se encontra instável devido à existência de uma falha, localizada na arriba contígua ao baluarte poente da Fortaleza de Sagres”, realçou a APA.