Última hora

Subida das margens do rio Ave corta estrada que serve zona industrial de Vila do Conde

20 Dezembro 2019
Subida das margens do rio Ave corta estrada que serve zona industrial de Vila do Conde
Local
0

O rio Ave galgou hoje as margens na freguesia de Touguinha, em Vila do Conde, distrito do Porto, forçando o corte de uma estrada que dá acesso à zona industrial local, confirmou o comandante dos bombeiros vilacondenses.
“O caudal subiu e obrigou a fecharmos a estrada que serve de acesso a algumas empresas, condicionando a sua atividade. Nessa zona não se verificaram inundações nos edifícios, e a tendência é que o nível das águas baixe até às 16 horas e a estrada possa ser, entretanto, reaberta”, disse Joaquim Gomes, comandante dos Bombeiros de Vila do Conde.
Também nessa zona estão os armazéns centrais dos serviços de recolha de lixo e limpeza urbana da Câmara Municipal de Vila do Conde, que devido ao corte da estrada têm a sua atividade condicionada.
Já na parte ribeirinha da cidade, junto à foz do rio Ave, a subida das águas provocou inundações em algumas garagens e caves, numa situação onde, segundo Joaquim Gomes, “não há muito a fazer senão esperar que o nível das águas baixe”.
A passagem da depressão Elsa, em deslocação de norte para sul, provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou perto de 80 pessoas desalojadas, registando-se entre quarta feira e as 12 horas de hoje cerca de 7.000 ocorrências, na sua maioria inundações e quedas de árvores.
Num balanço feito ao início da tarde, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que os distritos mais afetados são Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Braga e Lisboa.
Segundo a Proteção Civil, até às 20 horas deverá verificar-se um agravamento do estado do tempo, sendo depois expectável que a situação comece a estabilizar.