Última hora

Smart Waste Portugal lança na Póvoa de Varzim Pacto Nacional para reduzir uso de plásticos

18 Setembro 2019
Smart Waste Portugal lança na Póvoa de Varzim Pacto Nacional para reduzir uso de plásticos
Cultura
0

Uma associação do setor dos resíduos lançou um Pacto Nacional dos Plásticos, que envolve empresas, Governo de Portugal, universidades e outras organizações, num compromisso para reduzir o uso e encorajar a sua reciclagem e reutilização.
O presidente da Smart Waste, Aires Pereira, disse que espera que o pacto seja assinado em novembro e que o Governo que sair das eleições de outubro mantenha o apoio já manifestado pelo atual titular da pasta do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Sem o apoio do Governo, vai ser impossível garantir a aplicação do pacto, referiu, salientando que é ao executivo que compete criar “políticas públicas de utilização dos plásticos”.
O objetivo é criar “uma fileira da produção à recolha” para reduzir “ao mínimo” a utilização de plásticos de uso único, “os mais difíceis de reutilizar”.
Pretende-se contribuir para colocar o plástico no esquema da economia circular, em que se reduz a utilização de matéria-prima nova e se aposta na recolha de resíduos, reciclagem e reutilização na cadeia de valor.
“Só reutilizamos cerca de 25 por cento do plástico, o resto acaba incinerado ou vai parar ao mar”, indicou.
Em relação aos consumidores, trata-se de “mudar comportamentos, o que é cada vez mais necessário”, e que começa com as próprias organizações – Aires Pereira preside à câmara municipal da Póvoa de Varzim, pelo PSD -, como as autarquias, a darem “um contributo” em gestos como acabar com plásticos de uso único nos serviços municipais, como copos ou garrafas.
Uma questão central, afirmou Aires Pereira, é envolver as empresas, sabendo-se que “a produção de plástico virgem é mais barata”.
“É preciso um efeito de compensação para as empresas não irem à falência. Tem que haver incentivos fiscais, um produto feito com plástico reciclado não pode pagar o mesmo IVA que um produto feito com plástico virgem”, defendeu Aires Pereira.
O Pacto Nacional dos Plásticos é promovido pela Smart Waste, que reúne uma centena de membros ligados ao setor dos resíduos, desde empresas a universidades, e pela fundação Ellen Macarthur, fundada pela velejadora britânica, que se dedica a acelerar a transição para uma economia circular.
Iniciativas semelhantes ao Pacto Nacional dos Plásticos já foram lançadas no Chile, França e Reino Unido.