Última hora

Vila do Conde é “Um Porto para o Mundo” durante 6 dias no maior teatro de rua do país

16 Agosto 2019
Vila do Conde é “Um Porto para o Mundo” durante 6 dias no maior teatro de rua do país
Cultura
0

Mais de 400 atores e figurantes vão participar na quinta edição do espetáculo “Um Porto para o Mundo”, o maior teatro de rua feito Portugal, que se realiza em Vila do Conde.
Os participantes são recrutados entre a comunidade local, ajudando a contar factos históricos sobre a localidade vilacondense e a sua ligação à arte da construção naval em madeira, que está a ser alvo de candidatura a património imaterial da UNESCO.
O tema deste ano é “Vento Forte, Vento Norte” que, segundo o encenador responsável, explica “a ligação de muitos factos históricos que aconteceram com a força física dos ventos”, num espetáculo com uma “ligação muito forte e emotiva à população”.
“Vamos recriar o ‘bota a baixo’ do último barco de madeira que foi feito neste local, abordaremos a viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, e destacaremos o papel muito forte que a mulher vila-condense teve no desenvolvimento desta cidade graças à sua resiliência”, explicou o encenador Amauri Gonçalves.
O espetáculo vai estrear esta sexta feira na zona ribeirinha de Vila do Conde, junto à réplica da nau quinhentista, e vai ter sessões diárias até 21 de agosto, estando esta semana a serem realizados os derradeiros ensaios.
“Há sempre ajustes a fazer, mas este ano é muito especial e as pessoas estão mais motivadas depois de um processo de preparação que tem sido feito há meses. Estou muito satisfeito com o resultado”, partilhou o responsável.
O “Porto para o Mundo” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde, que engloba este evento no âmbito da candidatura da construção naval em madeira feita à UNESCO e que pretende envolver toda a comunidade.