Última hora

Jovem absolvido em Vila do Conde de homicídio por negligência em acidente na Póvoa de Varzim

28 Maio 2019
Jovem absolvido em Vila do Conde de homicídio por negligência em acidente na Póvoa de Varzim
Local
0

O Tribunal de Vila do Conde decidiu absolver da acusação de homicídio por negligência um jovem que esteve envolvido num acidente de viação na Póvoa de Varzim, que resultou na morte de um sexagenário.
Em causa estava uma colisão ocorrida na véspera de Natal de 2016, na freguesia da Estela, na Póvoa de Varzim, que envolveu um veículo ligeiro e uma carrinha comercial, onde seguia a vítima mortal.
A sentença foi lida no Juízo Local Criminal de Vila do Conde, sem a presença do arguido, absolvendo o jovem da acusação de homicídio negligência, entreposta pelo Ministério Público, que, ainda assim, pode vir a recorrer da decisão.
“O acidente ficou a dever-se à velocidade excessiva de que o arguido ia animado, bem como à falta de cuidado, à inconsideração e à falta de destreza com que agiu, pois sabia que, sendo a via marginada por edificações e atenta a proximidade de um entroncamento e duma passagem para peões, não podia circular à velocidade a que o fazia”, afirmava o Ministério Público na acusação em que lhe imputava um crime de homicídio por negligência.
Ainda segundo o Ministério Público, o arguido circulava a uma velocidade “nunca inferior a 115 quilómetros/hora”.
O acidente ocorreu a 24 de dezembro de 2016, quando sexagenário, natural da freguesia de Aguçadoura, se dirigia para casa, para a ceia de Natal, e, ao entrar na Estrada Nacional 13, junto ao posto de combustível da Estela, acabou por ser intercetado por um veículo ligeiro, onde seguia o arguido.
O embate entre os dois veículos deu-se de forma violenta e apesar das tentativas de reanimação das equipas de socorro que acorreram ao local, o óbito do sexagenário foi declarado no local.
No veículo ligeiro, onde seguia o arguido absolvido, viajavam mais duas pessoas, que, tal como o condutor, chegaram a ser transportadas para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, mas apenas com ferimentos ligeiros.