Última hora

Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar apresenta projeto de requalificação do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

4 Abril 2019
Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar apresenta projeto de requalificação do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde
Local
0

A Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar promoveu uma cerimónia pública para apresentação do projeto de construção de armazéns de aprestos, situados em zona do porto de pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que contou com presença do Primeiro-ministro.
António Costa foi recebido na sede da associação pelo Presidente da Direção, José Festas, pela Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
António Costa considerou essencial o contributo das autarquias para, em conjunto com os organismos estatais, “melhorarem as condições de trabalho das gentes do mar e a qualidade dos portos de pesca”.
Nesta obra no porto de pesca que serve a maior comunidade piscatória do país, a autarquia de Vila do Conde, onde os novos equipamentos vão ser, na sua maioria, instalados, vai investir cerca de 880 mil euros.
O valor total da empreitada, que vai arrancar nos próximos meses, está orçado em 7,6 milhões de euros, sendo que 6,5 milhões vão ser comparticipados pelo programa comunitário Mar2020.
A obra contempla a construção de 114 armazéns para a recolha de aprestos de pesca, implementados numa área com 19 mil metros quadrados.
A área total de intervenção, que abrange 30 mil metros quadrados, vai ser, também, dotada com espaços e praças públicas, acessibilidades e outros equipamentos, como uma cozinha comunitária, balneários, espaços destinados ao comércio e um bar de apoio.
O complexo vai ser gerido pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens, tendo o presidente da instituição, José Festas, sublinhado que se trata de uma obra “muito importante para os pescadores locais”.
“Vai ser um espaço muito bem cuidado. Estou certo que será um orgulho para os pescadores, mas também para toda a população”, completou o dirigente.