Última hora

Póvoa de Varzim formaliza entrada no Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

21 Março 2019
Póvoa de Varzim formaliza entrada no Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
Política
0

A Póvoa de Varzim está a formalizar a sua adesão ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, organização que agrega vários municípios galegos e portugueses, revelou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, confirmou que já houve um encontro com o secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoan Mao, esperando que o processo de adesão possa estar concluído ainda no decorrer de 2019.
“Vamos remeter uma carta a solicitar a nossa adesão, pois já houve uma reunião, na Câmara da Póvoa de Varzim, com o secretário-geral do Eixo Atlântico, onde combinamos todos os pormenores. Esperamos que até ao final deste ano essa adesão esteja concretizada”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira acredita que a Póvoa de Varzim “pode dar bons contributos numa área regional muito competitiva”, lembrando que o seu concelho tem já uma forte ligação com os restantes municípios que integram o organismo.
“Até por razões histórica, ligadas à nossa classe piscatória, temos, há muitos anos, relações privilegiadas nesta reunião, nomeadamente com os municípios da Galiza, onde vamos frequentemente promover as nossas atividades, tal como as festas de S. Pedro”, partilhou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira considerou que a entrada no organismo “mais que resolver problemas do município, servirá para aproveitar mais valias que o Eixo Atlético proporciona”.
“É uma entidade muito organizada, que tem proporcionado oportunidades de candidaturas em conjunto, que são muito interessantes”, notou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A possível adesão da Póvoa de Varzim ao Eixo Atlântico coincide com a saída do concelho de Vila do Conde, que em dezembro de 2018 formalizou a decisão de abandono.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular afirmou que a saída da Câmara de Municipal de Vila do Conde aconteceu na sequência de uma carta enviada pelo secretário-geral onde este defendia ser “absurdo” que aquele município continuasse a pertencer à associação dado seu pouco contributo.
Neste momento, pertencem ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular 35 cidades, sendo que 17 são municípios portugueses.