Última hora

José Leonel Ramalho adia sonho de ser Campeão do Mundo e de fazer o pleno

12 Setembro 2017
José Leonel Ramalho adia sonho de ser Campeão do Mundo e de fazer o pleno
Desporto
0

José Leonel Ramalho ficou fora do pódio no Campeonato Mundial de maratona em canoagem que decorreu na África do Sul.
O atleta do Clube Fluvial Vilacondense foi quarto classificado na prova de K1 e voltou a adiar por mais um ano a conquista do título de Campeão do Mundo.
Antes de partir para o Campeonato do Mundo de Maratona, José Leonel Ramalho disse ao Renovação: “levo cinco títulos europeus e três medalhas de bronze e uma de prata no Mundial. Só me falta uma medalhita para fazer o pleno. Vamos ver se é este ano. Claro que é sempre difícil. Toda a gente quer”.
José Leonel Ramalho disse ao Renovação, antes da partida para a África do Sul, que ia com o mesmo espírito de todos os anos: “chegar ao Mundial e fazer o melhor possível. Tentar entrar no top 3. Nunca fui Campeão do Mundo, mas vencer todas as provas é sempre o meu objetivo. Espero que possa acontecer este ano”.
O canoísta de Vila do Conde, que representava as cores da equipa de Portugal no Campeonato de Maratona em Canoagem, na cidade de Pietermaritzburg, ficou em 4.º lugar. José Leonel Ramalho fez o percurso de 29.8 quilómetros, com 8 voltas e 7 portagens, em K1 Sénior, no tempo de duas horas, nove minutos e trinta e sete segundos, ficando a apenas 2 segundos do mais uma vez campeão do Mundo Hank Mcgregor.
“Quanto à minha prova senti-me muito bem durante a prova, senti realmente que podia ganhar. Foi uma prova muito bem disputada, mas no final o meu corpo não reagiu e não consegui responder.
“Depois de uma noite bem dormida, é hora de levantar a cabeça, olhar para a frente, encher o peito de vontade e começar a trabalhar, que a próxima época está já aí ao virar da esquina e a vontade de começar é ainda maior”, salientou José Leonel Ramalho na sua página oficial na rede social Facebook.
“Os sonhos são como uma bússola que nos indica os caminhos a seguir e as metas a alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Se tivermos sonhos pequenos, a nossa capacidade de sucesso também será limitada. Desistir dos sonhos é abdicar da felicidade, pois quem nem sequer tenta alcançar os seus objetivos está condenado”, continuou José Leonel Ramalho, manifestando que “agora é hora de recarregar baterias para recomeçar ainda mais forte, porque os meus sonhos são do tamanho do Mundo”.
José Leonel Ramalho foi prata mundial em 2012 e bronze em 2009, 2014 e 2016, faltando-lhe o título em K1, que Portugal só conquistou por Beatriz Gomes, em 2009. Na Europa, José Leonel Ramalho foi campeão em 2011, 2014, 2015, 2016 e 2017, sendo ainda “vice” em 2009 e 2013.