Última hora

Eleições Autárquicas de 1 de outubro coincidem com jogos grandes

14 Setembro 2017
Eleições Autárquicas de 1 de outubro coincidem com jogos grandes
Política
0

Os portugueses são chamados às urnas para votar a 1 de outubro nas Eleições Autárquicas. No mesmo dia, os adeptos de futebol são convocados a assistirem a 4 jogos.
Dia 1 de outubro, data das eleições autárquicas, vai haver quatro jogos da principal Liga Portuguesa de Futebol e um deles é um dos mais importantes do campeonato. A Comissão Nacional de Eleições já se tinha manifestado contra a realização de jogos em dia de votos, mas a situação vai repetir-se.
Sporting CP – FC Porto, Marítimo – SL Benfica, Belenenses – V. Guimarães e Sporting de Braga – Estoril Praia são os 4 jogos de futebol do dia das Eleições Autárquicas e repete-se, assim, a mesma situação que já tinha acontecido em 2015, e que, na altura, mereceu reparos da Comissão Nacional de Eleições.
O jogo que coloca frente a frente dois dos grandes (Sporting – Porto) começa às 18 horas do dia 1 de outubro. O Benfica – Marítimo começa às 20h15, pouco depois de serem conhecidas as primeiras projecções. E jogam ainda, na mesma noite, Belenenses – Vitória de Guimarães e Sporting de Braga – Estoril Praia.
A Comissão Nacional de Eleições não terá sido avisada sobre esta calendarização, apesar da agenda do campeonato ser pública, e ainda não se pronunciou ou deliberou sobre o tema.
Há dois anos, quando os três grandes jogaram durante as eleições legislativas, a 4 de outubro, a Comissão Nacional de Eleições pronunciou-se contra a existência de jogos nessa data, afirmando que “não havendo lei que expressamente os proíba, é desaconselhável a realização de eventos desta natureza que, em abstracto, potenciam a abstenção de um número que pode ser significativo de eleitores que, além dos profissionais envolvidos, se deslocam para fora do local da sua residência habitual”.
Esta existência de jogos dificulta o voto a jogadores, árbitros, dirigentes e adeptos, uma vez que os jogos implicam deslocações.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional garante que vai desenvolver slogans a promover o voto, como: “Vote cedo, vá ao futebol depois”.