Última hora

Partido Socialista apresenta lista de candidatos à Câmara de Vila do Conde

17 Julho 2017
Partido Socialista apresenta lista de candidatos à Câmara de Vila do Conde
Política
0

O Secretário-geral do Partido Socialista e Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, veio a Vila do Conde, no passado domingo, 16 de julho, para apresentar a lista de candidatos ao Executivo Municipal de Vila do Conde, liderada por António Caetano.
“Não reescrevemos a História, nem excluímos ninguém, mas o PS não é um partido de uma só pessoa. E o PS não deixa Vila do Conde, não abandona Vila do Conde”, começou por dizer o Secretário-Geral do Partido Socialista e Primeiro-Ministro, António Costa, salientando que “durante estes 40 anos foi o PS e a sua liderança autárquica que marcaram o desenvolvimento de Vila do Conde”.
Mário Almeida, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde e mandatário da candidatura de António Caetano à autarquia vilacondense classificou o momento “de afirmação do PS e dos seus valores”, manifestando que “o PS está vivo e motivado e vai dar continuidade ao que tem sido o trabalho desenvolvido”.
Mário Almeida afirmou que António Caetano é tão competente ou mais do que ele e admitiu que “às vezes, é preciso errar à primeira para se acertar à segunda”.
Num discurso onde traçou as grandes linhas-mestras do programa da candidatura, António Caetano salientou “a qualificação do território como bússola para impulsionar a qualidade de vida dos vilacondenses, bem como garantiu o reforço de relações de efetiva proximidade, fortalecendo o apoio às Juntas de Freguesia, ao Movimento Associativo, às Paróquias e às Conferências Vicentinas, como veículo de coesão social, num concelho que se quer jovem, dinâmico, humanizado e solidário”.
“O compromisso da candidatura do PS tem, desde logo, uma das suas âncoras fundamentais na criação de uma nova centralidade em Vila do Conde, com o prolongamento da zona ribeirinha, na margem esquerda do Ave, em Azurara, com a criação de um parque temático e de lazer, a par da construção de uma ponte pedonal, que garantirá a ligação à rede de passadiços na orla marítima a sul do rio Ave”, manifestou António Caetano.
“Regeneração urbana, construção de polos municipais de piscinas na Junqueira e em Macieira, o arrelvamento de campos de futebol, a criação de condições para a instalação de uma Universidade Sénior na cidade (na casa dos Carneiro Pizarro), com recuperação e valorização dos jardins e envolvente são motes para intervenções que estão no topo das prioridades”, defende António Caetano.
“A candidatura elenca o apoio / aprofundamento das relações institucionais com os pescadores, agricultores, mas também com parceiros privilegiados na área do conhecimento (como a Universidade e o Politécnico do Porto)”, manifestou António Caetano.
António Caetano recuperou projetos antigos não concluídos pelo Partido Socialista de Vila do Conde, como as Piscinas nas freguesias da Junqueira e Macieira, o Eco-Parque na Estação Aquícola ou a conclusão da rede de saneamento básico no concelho. Entre as novas promessas estão uma ponte pedonal e ciclovia para a Azurara, um equipamento desportivo na zona da Varziela e a revitalização do centro histórico de Vila do Conde.
Na lista de António Caetano ao Executivo Municipal da Câmara de Vila do Conde estão José Aurélio Baptista, Maria Alcide Aguiar, Rui Aragão, Paulo Vasques, Marisa Pinheiro, António Santos Ferreira, Conceição Bompastor Coelho, José Leonel Ramalho, Mário Jorge Reis, Adília Macedo, Jorge Pino, Anabela Carmo Reis, Luís Raposo, Mónica Assunção, João Paulo Freitas, Maria Alzira Sarmento e André Vilas Boas.
António Caetano acredita que “a obra feita garante a continuação da confiança dos vilacondenses neste projeto” e, na presença do Primeiro-Ministro, chamou a atenção “para inadiáveis dossiês, de cunho nacional, como é o caso da construção de um novo Centro Hospitalar, que substitua as instalações precárias em que a infraestrutura funciona, para servir um universo na ordem dos 200 mil utentes”.