Última hora

Relatório de Gestão e Contas de 2016 gera críticas na Assembleia Municipal de Vila do Conde

5 Maio 2017
Relatório de Gestão e Contas de 2016 gera críticas na Assembleia Municipal de Vila do Conde
Economia
0

O Relatório de Gestão e Contas do Município de Vila do Conde, relativo ao ano de 2016, apresentado ontem na Assembleia Municipal de Vila do Conde, foi aprovado pela maioria socialista, mas com os votos contra de toda a oposição.
De acordo com os dados disponibilizados, a receita total foi de 54,9 milhões de euros, a despesa de 44,8, por isso, transitaram para 2017 10,1 milhões de euros. O grau de execução da receita atingiu os 101% e o da despesa os 89%.
O passivo total do Município de Vila do Conde é de 41,8 milhões de euros, 13,7% do ativo, tendo a autarquia reduzido 17 milhões de euros do passivo em três anos.
Nesta altura a dívida bruta é de 47, 1 milhões de euros, valor inferior em cerca de 15 milhões, ao que é legalmente permitido, o que permite suspender o Plano de Ajustamento Financeiro (PAEL).
O investimento da autarquia vilacondense foi de 4 milhões de euros, tanto na cidade, como em todas as freguesias do concelho.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, destaca “o investimento feito em várias áreas, em todo o concelho” e diz que “a autarquia conseguiu investir e poupar” e que “não tem qualquer dívida a fornecedores”.
O PSD votou contra o Relatório de Gestão e Contas do Município de 2016 e Nuno Maia justifica a decisão “com o facto da proveniência da receita ter sido maioritariamente de impostos diretos que se traduzem numa sobrecarga para as famílias e empresas vilacondenses”, sublinhando que “a ausência de obras é outro dos pontos que o PSD critica”.
O CDS-PP também votou contra o Relatório de Gestão e Contas, porque entende “que se poderia ter feito muito mais por muito menos”. Afonso Ferreira salientou “a falta de investimento, a ausência de obras de vulto” e disse que “em 2016 a Câmara resolveu alguns problemas que o próprio Partido Socialista criou”.
A bancada da CDU também votou contra o Relatório de Gestão e Contas de 2016. Joaquim Sousa sublinhou que “a gestão desastrosa do PS levou à insolvência do Município”.
O Relatório de Gestão e Contas do ano de 2016 do Município de Vila do Conde acabou aprovado pela maioria socialista, mas com os votos contra de toda a oposição.