Última hora

Elisa Ferraz não é a candidata natural do PS de Vila do Conde

26 Maio 2017
Elisa Ferraz não é a candidata natural do PS de Vila do Conde
Política
0

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde, reuniu-se na noite desta quinta feira, 25 de maio, para “votar a lista do PS à Câmara Municipal” com “os mesmos nomes de 2013”, “bem como um conjunto de nomes para as Presidências das Freguesias”.
A reunião da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde estava agendada para as 21:45 horas desta quinta feira, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, mas a votação do cabeça de lista tinha sido retirada da ordem de trabalhos.
O presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde, Mário Almeida, numa mensagem enviada aos militantes, disse que “nos termos da última e unânime deliberação da Comissão Política do PS Vila do Conde, eu próprio convidei formalmente a Dra Elisa Ferraz para ser a próxima candidata a Presidente da Câmara nas listas do PS” e que “o Grupo de Trabalho, mandatado naquela reunião, desenvolveu um conjunto de diligências que o levaram a sugerir que a lista do PS à Câmara Municipal integrasse os mesmos nomes de 2013, bem como um conjunto de nomes para as Presidências das Freguesias que dão garantias de sucesso”.
Pode ler-se, ainda na mensagem enviada aos militantes e comunicação social, que o contacto que Mário Almeida manteve com Elisa Ferraz, “primeiro pessoal e posteriormente por e-mail face à sua indisponibilidade de tempo para me voltar a receber, foi inconclusivo por reiterada falta de resposta quanto à aceitação da sua candidatura, com base nos princípios do PS e com os nomes sugeridos para a Câmara e Juntas”.
A atual presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, que não é militante do Partido Socialista, apareceu na reunião da Comissão Política Concelhia do PS, dizendo, apenas, no final, ter deixado “um repto” e que “aguardava resposta”.
Já depois da uma hora desta madrugada, soube-se o repto de Elisa Ferraz, pela voz do presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde, Mário Almeida, que disse que “a Dra. Elisa só aceita ser a candidata do PS se for ela a escolher os seis primeiros da lista à Câmara Municipal, os 17 primeiros da lista à Assembleia Municipal e ser uma voz ativa na escolha dos candidatos às juntas de freguesia e, portanto, inviabilizou qualquer hipótese”.
A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde acabou a reunião a votar o “repto” da atual presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde com 40 votos contra a escolha de Elisa Ferraz, cinco a favor e três abstenções, chumbando, assim, as exigências da autarca.
Mário Almeida disse que foi Elisa Ferraz “quem se pôs de fora”, pois “quem faz uma proposta destas sabe que não é aceitável.” Não era possível este “cheque em branco”.
Elisa Ferraz disse no início do mês de maio que é candidata a Presidência da Câmara Municipal de Vila do Conde com ou sem o apoio do Partido Socialista, salientando que o fazia em nome da coerência, por todo o trabalho desenvolvido e pelo futuro.
Um novo nome para encabeçar a lista do Partido Socialista vai ser votado na próxima terça feira, 30 de maio e Mário Almeida diz que está “completamente indisponível” para encabeçar a lista à Câmara, mas garante que o PS tem “boa gente para o fazer”, não adiantando nomes.