Última hora

Câmara de Vila do Conde dá tolerância de ponto pela visita do Papa Francisco

12 Maio 2017
Câmara de Vila do Conde dá tolerância de ponto pela visita do Papa Francisco
Local
0

Mais de 30 municípios do Norte do país seguiram o exemplo do Governo e deram tolerância de ponto aos funcionários neste dia 12 de maio, a data da chegada do Papa Francisco a Portugal.
A Câmara Municipal de Vila do Conde seguiu o Governo e deu hoje tolerância de ponto aos funcionários pela visita do Papa Francisco, mas pelo menos duas autarquias do Norte decidiram não o fazer: Montalegre e Ponte de Lima.
Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, eleito pelo PS, explica que “se trata de um respeito devido ao setor privado e também à Constituição”. Apesar de ser da mesma cor política do Governo, o autarca não esconde a discordância em relação à decisão do executivo.
Victor Mendes, presidente da Câmara de Ponte de Lima, eleito pelo CDS-PP, explica que “o município tinha uma agenda cheia, que não podia ser alterada” e assinala, também, “uma discriminação do setor privado”.
A “importância” da visita do Papa Francisco, o “interesse de grande número de portugueses” nessa visita, as “contingências de segurança associadas” e a “tradição já existente sedimentada na concessão de tolerância de ponto aquando das visitas a Portugal dos papas João Paulo II e Papa Bento XVI” são as justificações apresentadas pelo primeiro-ministro, António Costa, no despacho publicado em Diário da República.
No texto que acompanha o despacho do primeiro-ministro, estabelece-se “a concessão de tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos no dia 12 de maio”.
A exceção também está definida neste despacho: “excetuam-se do disposto (…) os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente”.