Última hora

Renato Maia apresentou “Ident-idade”

10 Janeiro 2017
Renato Maia apresentou “Ident-idade”
Cultura
0

Renato Maia nasceu em Vila do Conde a 10 de novembro de 1989, onde reside e trabalha. Desde muito jovem demonstrou um interesse pela escrita e a sua criatividade evidenciou esse facto. Nas escolas por onde passou ganhou vários concursos, que fizeram que fosse desenvolvendo o talento pela escrita. Licenciou-se em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra e lançou recentemente o seu primeiro Livro, “Ident-idade”, que contou com a participação especial de Paulo Praça e Pedro Lima.
Em 2007, venceu o Prémio “Escola da Minha Vida”, atribuído pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, na categoria de Poesia, com o poema “Auto lição de vida”. Em 2011, venceu o Prémio Nacional de Jornalismo Universitário, na categoria de imprensa, com a reportagem “Histórias de Guerra”.
Segundo o autor, “Ident-idade”, “mais do que um livro, é um projecto”. Renato Maia quis dar nova vida aos textos escritos entre o final da adolescência e o início da idade adulta, entre 2007 e 2011, convidando um conjunto de artistas para ilustrar, declamar e musicar as suas palavras.
O livro contém 21 poemas de Renato Maia e ilustrações de Bruno O. Gonçalves, Joana Rita, João Roberto, Joel Faria, Luís Gomes, Marco Moura, Patrícia Roque, Sílvia Teixeira e Stéphanie Ferreira.
O CD, que acompanha gratuitamente o livro, tem os poemas interpretados por Vítor Norte, Viviane, Madalena Alberto, Orlanda Guilande, Henrique Feist, João Barros, António Ataíde, Zé Perdigão, Paulo Praça, Hugo Rei e Pedro Lima.
A música original é da autoria de Paulo Furtado, Rita Red Shoes, Noiserv, Frankie Chavez, Pedro Renato, Gonçalo Rui, João Rui, José Rebola, Toni Lourenço, Paulo Praça, Luíz Caracol e Pedro Teixeira Silva.
O Renovação esteve na apresentação oficial do livro “Ident-idade”, de Renato Maia, na sede da Junta de Freguesia de Vilar, em Vila do Conde, e falou com o autor.

Em que se baseia o teu Livro, “Ident-idade”?
Para mim, mais do que um livro é um projeto. O Livro é uma compilação de poemas que escrevi entre o final da adolescência e o início da idade adulta, entre 2007 e 2011. Não queria que fosse apenas um livro, por isso, decidi convidar um conjunto de pessoas para ilustrar, declamar e musicar os poemas. Está dividido por capítulos temáticos: identidade, dedicatórias, amor, pensamentos e visões, sentimentos e emoções, e raiz (Vila do Conde).

Qual a razão da publicação do teu livro, “Ident-idade”?
Senti que tinha algo a partilhar e não devia guardar os textos só para mim.

Qual a origem do nome “Ident-idade”?
Parti propositadamente a palavra identidade para vincar a questão do tempo e das mutações que sucedem ao longo da vida. Ou seja, identidade: identificação em contexto de tempo – idade.

Onde pode ser adquirido e quanto custa?
O preço do livro é 15 euros. Com o livro vem o CD oferta. Pode ser encontrado nas apresentações, nas lojas fnac ou no site da Chiado Editora.

Juntar tantos artistas em prol de uma obra literária foi difícil?
Não. Felizmente pude contar com a colaboração da grande maioria das pessoas que contatei e foram todos muito acessíveis. Além disso, tive a preciosa ajuda do produtor Toni Lourenço, em todo o processo, além dos artistas que me iam cedendo contactos uns dos outros.

“Ident-idade” está a ter a recetividade que esperavas?
É tudo muito recente. O lançamento foi há um mês e desde então fiz três apresentações. Umas com mais público que outras, mas todas correram muito bem. Tem sido fantástico apresentar este projeto e poder mostrar ao público aquilo para o qual trabalhei durantes os últimos anos.

Onde gostavas de ver o teu livro?
Gosto de o ver nas mãos de pessoas que não conheço e, felizmente, isso tem acontecido. Vejo caras nas apresentações que não são amigos, nem familiares, estão lá pelo meu trabalho e não por mim. São essas pessoas que me fazem acreditar que este trabalho faz sentido.