Última hora

Câmara de Vila do Conde cede Casa dos Pizarro Monteiro e terreno para ampliação do Hospital

12 Novembro 2022
Câmara de Vila do Conde cede Casa dos Pizarro Monteiro e terreno para ampliação do Hospital
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde aprovou, em reunião de executivo camarário, por maioria, a cedência da antiga Casa dos Carneiro Pizarro e do terreno da mesma para a edificação de um novo polo do Hospital vilacondense do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde (CHPVVC).
O novo espaço do polo vilacondense do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde (CHPVVC) vai albergar a Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA), Consulta Externa, Meios Complementares de Diagnóstico, Hospital de Dia e Internamento de Saúde Mental.
A proposta de Vítor Costa foi aprovada com os votos a favor dos vereadores do Partido Socialista, de Pedro Soares (PSD) e da vereadora independente Dália Vieira e os votos contra dos dois eleitos NAU.
Edifício do Século XVIII, a Casa de Burgães, Solar dos Carneiro Pizarro, situa-se no gaveto das ruas da Costa, Comendador António Ferreira da Costa e Conde Dom Mendo, foi “uma das casas mais nobres e mais ricas, não só de Vila do Conde como do País” (dizia o comandante João dos Reis). Viria, depois, a albergar um Tribunal, uma Cadeia, um Posto de Correios, e serviu, também, de sede a uma Comissão de Moradores, até se desmoronar.
O edifício, mesmo no centro de Vila do Conde, de 2.500m2, com frentes para as ruas da Costa, Comendador António Ferreira da Costa e Conde Dom Mendo, situado quase em frente ao Hospital de Vila do Conde, está avaliado em cerca de 1,5 milhões de euros.
O projeto do Hospital segue agora para a Assembleia Municipal de Vila do Conde, para apreciação e votação, para depois a autarquia vilacondense assinar um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e com o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde (CHPVVC) para formalizar a cedência.